Blog-Pais-e-Filhos_Puerpério-e-covid-19

Puerpério e covid-19: dicas para passar pelo pós-parto durante a pandemia

Logo após o parto, vem o período conhecido como puerpério que já é um momento complicado por si só, pois as diversas mudanças  hormonais refletem no físico e psicológico da mulher. Quando tudo isso acontece, é comum que as mães se sintam mais inseguras e solitárias. 

Com a crise do novo coronavírus, o já complicado  pós-parto pode ficar ainda mais difícil,  principalmente, porque durante a pandemia não é possível estar fisicamente com a rede de apoio (familiares e amigos) aumentando o sentimento de desamparo. 

Hoje, vamos falar um pouco sobre algumas formas para deixar essa fase mais positiva. Confira as dicas. 

Informação em doses

Isso vale para todo mundo, mas especialmente para as mulheres que estão fora de equilíbrio nesse momento, o que é normal. Utilize a internet para se comunicar com as pessoas, tirar dúvidas e se manter informada, mas evite ficar superconectada e acabar ainda mais ansiosa e triste.. 

Se precisar sair de grupos do WhatsApp, bloquear pessoas que enviam apenas coisas negativas ou fake news, faça isso. Procure grupos de apoio com outras pessoas que estão na mesma situação que você. Dessa maneira, você pode se sentir mais amparada.

Crie uma rotina mais próxima do normal

Sabemos que algumas coisas são mais difíceis de fazer nesse momento, como sair para fazer passeios, receber visitas ou estar cercada de pessoas. Mas, procure criar uma rotina e sair no quintal ou na sacada para tomar um sol (você e o bebê), tente, na medida do possível, ter algumas horas de sono e marcar conversas com seus pais e amigos durante o dia pelo celular. 

Lembre-se  que:  se sentir muito sobrecarregada com as situações, é sempre importante entrar em contato com um profissional de saúde para discutir sobre o que está passando. 

Descanse 

Normalmente, logo depois do nascimento do bebê, a mãe acaba ficando exausta por dar atenção total para o recém-nascido. É fundamental tentar parar e tirar um momento para descansar e, também, aproveitar umas horas para cuidar de si. 

Não interrompa consultas médicas

Os órgãos governamentais aconselham a continuar com as consultas médicas, realizar exames, imunização e outros procedimentos que são absolutamente necessários durante esse período. Converse com seu médico para avaliar as opções mais viáveis para que nem você e nem o bebê fiquem expostos ao novo coronavírus e demais problemas de saúde.

Higienização máxima

Aumente ainda mais o cuidado com a limpeza no contato com o bebê, use álcool gel quando for tocá-lo, lave ainda mais as mãos e, mesmo que não tenha sintomas, use máscara na hora da amamentação. Além disso, higienize cuidadosamente materiais como a bomba de leite e outros itens que o bebê usa, direta ou indiretamente.

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!