Mamadeiras e chupetas: aliadas ou vilãs?


Durante a maternidade, o que não faltam são dúvidas. São muitas opiniões em relação ao que é indicado ou não para cada fase do bebê. Uma das coisas que mais causam dúvidas é o uso de bicos artificiais, como chupeta e mamadeira. Segundo a pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos, Mariana Jordão, é importante que os pais estejam cientes dos prós e contras dessas alternativas para fazer uma escolha de forma consciente e sem culpas.

Faz mal ou não?

De forma resumida: não, desde que utilizadas com equilíbrio. A pediatra explica que, ao mesmo tempo em que existem estudos que estabelecem a relação do uso dos bicos artificiais com o desmame precoce, outros não indicam efeito significativo. Por isso, ela aconselha uma conversa com um especialista para avaliar a necessidade e o contexto, sem radicalismo.

Vantagens

Ajuda a relaxar o bebê

O uso mais tradicional das chupetas é justamente para acalmar a criança durante um momento de raiva, birras, além de ajudar a dormir. “Os bebês têm necessidade de sugar desde a gestação. Por isso, ela pode trazer benefícios, como relaxar a criança – algo que, para a família e, principalmente, para a mãe, significa um pouco de conforto em um período de muita doação, como é o caso do puerpério. Além disso, a alternativa auxilia quando há ausência materna”, reforça a pediatra.

Previne a Síndrome da Morte Súbita

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há especialistas que dizem que a chupeta diminui a chance de Síndrome da Morte Súbita do Lactente, que pode acontecer em bebês com menos de um ano, que morrem subitamente durante o sono, sem motivos aparentes. Alguns profissionais a recomendam como forma de reduzir a chance da criança ser vítima dessa condição. 

Desvantagens 

Favorece o desmame precoce

A médica sinaliza que a escolha pode sim trazer consequência ao aleitamento quando iniciada de forma precipitada. “Quando o aleitamento não está estabelecido, ou seja, quando há uma dificuldade no vínculo entre a mãe e o bebê, existe sim o risco de ocorrer a confusão de bicos e, portanto, da mamadeira e da chupeta favorecerem o desmame precoce”, explica.

Para evitar o quadro, é importante ficar atento a alguns sinais como a redução do tempo da mamada, surgimento de fissuras e de dor ao amamentar, além da evolução do peso do bebê. “Caso sejam detectados esses problemas, é indicado suspender o uso até que a amamentação fique estabelecida”, complementa a especialista.

Prejudica formação da boca e dentes

O hábito prolongado de usar bicos artificiais, tanto a chupeta quanto a mamadeira, podem, sim, estimular um crescimento anormal e causar uma alteração no desenvolvimento do osso do céu da boca (palato). Mas, se os pais conseguirem fazer com que a criança abandone o costume antes dos três anos é possível que essas alterações voltem ao normal. 

Já aqueles que seguem com o acessório até a troca dos dentes de leite, geralmente, acabam precisando usar um aparelho. Outra consequência para as crianças que usam  por muitos anos é a má posição da língua, que acaba provocando problemas no ato de engolir alimentos e na fala. Em alguns casos é necessário até um acompanhamento com fonoaudiólogo.

Relação com  vícios orais na vida adulta

A SBP afirma que prolongar o costume de usar chupeta por mais de 2 anos pode acarretar outros hábitos orais na vida adulta como fumar, comer excessivamente ou outros transtornos compulsivos. Pais e cuidadores justificam a introdução da chupeta como forma de ajudar a acalmar o bebê quando ele está nervoso ou ansioso; a mesma razão atribuída pelos fumantes ao hábito de fumar.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens