Intoxicação alimentar infantil: como cuidar?


O verão está aí e, com ele, chegam as altas temperaturas que favorecem o crescimento de bactérias, vírus e outros micro-organismos. Com isso, vários problemas gastrointestinais ressurgem e os mais comuns são viroses e intoxicações alimentares que podem estragar qualquer passeio de férias.

Como identificar os sintomas de uma intoxicação alimentar?

Os principais sinais de que uma criança está com intoxicação alimentar são bem parecidos com os sintomas da virose: indisposição, dor de barriga, diarreia, vômito, barriga inchada, gases e, às vezes, febre. 

Geralmente, assim que o corpo expulsa que fez mal, a intoxicação acaba deixando o pequeno desidratado e o quadro pode durar, em média, 14 dias. Nesse caso, se perceber que seu filho está fazendo menos xixi, ficou com a pele mais marcada no rosto, o coração está batendo mais rápido e as mucosas estão mais secas, procure um hospital.

Como prevenir a intoxicação alimentar?

Normalmente, esse tipo de enfermidade é causada por um alimento que foi manuseado incorretamente ou não foi preparado de maneira ideal. Para evitar, val seguir algumas dicas:

Dentro de casa, a melhor forma de se proteger contra esse problema é observar a data de validade dos produtos e mantê-los sempre dentro da geladeira. Especialmente aqueles que são mais frescos, como derivados do leite e as carnes. 

Ficou na dúvida se aquela comida está boa ou não? Então, melhor não consumir. Em caso de mudança na cor, aparência ou cheiro é sinal de que não está mais adequado, jogue fora!

Saiu para um passeio? Então dê uma boa olhada na condição do restaurante ou lanchonete antes de escolher. Dentro da medida do possível, claro! Bons indicadores são banheiros limpos, sem lixo acumulado, funcionários da cozinha e fora dela com uniformes arrumados, cabelos presos e luvas. Além disso, há locais nos quais as cozinhas são abertas para o público e podem ser visitadas. 

Fim de ano na praia? Cuidado com a procedência dos alimentos que os ambulantes e quiosques oferecem. O melhor exemplo é a raspadinha de gelo, que não podemos comprovar se foi feita com água potável ou não. 

Por isso, a melhor escolha é sempre levar o seu próprio alimento de casa, principalmente aqueles que não precisam de muita refrigeração, por exemplo: biscoitos de polvilho, frutas e castanhas. Coloque tudo em uma bolsa térmica, com gelo reciclável, para conseguir uma temperatura agradável. Para as bebidas a dica que fica é: escolha água de garrafa ou de coco.

É importante reforçar que, além de cuidados com a comida, não podemos descuidar das necessidades nutricionais, por mais que as férias sejam um momento de relaxar e curtir. Por isso, sempre inclua frutas e legumes nas refeições.

E, ainda, não esqueça dos bons hábitos de higiene pessoal que também ajudam na prevenção, como sempre lembrar e relembrar de lavar as mãos antes de comer, depois das brincadeiras (principalmente na areia) e depois de usar o banheiro. Cuidado com a limpeza dos copos, pratos e talheres!

Agora, é só curtir as férias livre de problemas e com muito mais saúde!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens