Blog-Home-office-e-crianças

Home office e crianças: como lidar com essa combinação?

Como uma das principais medidas tomadas para impedir que o novo coronavírus se espalhe ainda mais, as escolas estão fechadas e muitas companhias adotaram o regime home office. Estamos todos em casa, pais, filhos e, em alguns casos, avós. 

Unir o ambiente doméstico com o profissional não é uma tarefa fácil, ainda mais para que os dois coexistam de maneira funcional. A primeira coisa que você deve ter em mente é que é necessário ter uma boa dose de paciência e flexibilidade, principalmente com as crianças mais pequenas que ainda não conseguem entender por completo a situação.  

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar na sua organização diária e tornar a convivência durante a quarentena o melhor possível para você, seu cônjuge e seus filhos. Durante o cenário que estamos vivendo, parceria e comunicação são essenciais para criar um local mais harmonioso. 

Não tome a responsabilidade para si

Se você mora com outras pessoas, como seus pais, amigos ou parceiro/parceira, evite tomar a responsabilidade como apenas sua e dividir as obrigações da casa. Dessa forma, você consegue dispor de mais tempo com os pequenos. 

Para aplicar essa máxima, comunicação é a chave. Você não tem a responsabilidade de cuidar sozinha da casa, dos filhos e, ainda, lidar com o trabalho. Por isso, divida-as de forma que ninguém fique sobrecarregado e estressado com cargas extras.

Comunicação com a empresa

Além de manter um diálogo aberto com quem mora com você, fale também com sua equipe e supervisores. Explique que estamos em uma circunstância extraordinária e que serão necessários alguns ajustes para encaixar tudo na rotina.

Eles precisam estar cientes do que está acontecendo na sua casa para compreender os desafios de todos os dias. Assim, fica muito mais fácil de alinhar expectativas com relação aos horários de expediente, rendimento e cumprimento de demandas. O home office não precisa ser um bicho de sete cabeças. 

Crie uma rotina

Isso é essencial para começar a estabelecer limites entre seu trabalho e as crianças. Lembre-se que rotina não é sobre repetição, mas sim sobre planejar os dias para que todo mundo saiba o que deve fazer em determinado horário. Com um cronograma, tanto você quanto eles sabem, mais ou menos, a hora que é para estudar, brincar, comer e o momento que você estará disponível para ajudar. 

Tente prever o imprevisto, sempre deixe um espaço aberto para conseguir tempo para enfrentar quaisquer emergências que possam surgir dentro de casa. Sente-se com todo mundo e arrume as agendas de forma que fiquem todos alinhados e as atividades divididas igualmente

Esse também é o momento de pedir colaboração, principalmente para os mais velhos. Explique que você não poderá sempre estar prestando atenção ao que eles demandam. 

Tenha seu espaço de trabalho

Trabalhar do sofá, da cama ou na sala só funciona se você morar somente com adultos e, mesmo assim, dispersa bastante. Por isso, se for possível delimitar seu espaço de home office, faça! 

Crie seu escritório em casa e explique que, enquanto você estiver ali, não consegue dar atenção. Siga sua programação como se estivesse indo para a empresa, levante, tome café, troque de roupa e faça sua cabeça perceber que é hora de focar nas demandas profissionais.

Não tem espaço para montar um escritório? A nossa sugestão, nesse caso, é que você crie sinais não verbais para avisar quando os pequenos podem vir pedir atenção e quando não dá para atendê-los. Crie plaquinhas ou adesivos coloridos para colocar na mesa, computador ou cadeira.

Vamos nos lembrar que levamos de seis a oito semanas para nos adaptar a novas situações. Estamos em quarentena a aproximadamente três/quatro semanas, isso quer dizer que ainda estamos nos acomodando. Regulando pequenas coisas, vamos conseguir tirar o melhor proveito da ocasião. 


Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!