Fertilidade: 7 hábitos que podem dificultar a vida de quem está tentando engravidar


À medida em que a mulher vai envelhecendo, suas chances de engravidar caem. Isso é conhecido pela maioria das pessoas, mas o que muitas não sabem é que alguns comportamentos também podem comprometer a fertilidade feminina. 

Para as mulheres que desejam aumentar a família, é necessário ter atenção para alguns hábitos e costumes que causam desequilíbrio e problemas no funcionamento do sistema reprodutor. 

Por isso, se você também sonha com a ideia de ser mãe, Fique de olho nos hábitos que afetam a fertilidade e que podem prejudicar você!

Tabagismo

O hábito de fumar comprovadamente piora a qualidade reprodutiva. É o que aponta a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), anunciando ainda que homens e mulheres fumantes têm três vezes mais chances de sofrerem de infertilidade quando comparados àqueles que não fumam. Esses efeitos se dão, principalmente, devido aos elementos tóxicos que compõe o produto como a nicotina e o alcatrão.

Maus hábitos alimentares

Se você se esquece de comer nos horários certos devido à rotina agitada, saiba que isso pode afetar sua fertilidade sem que você perceba. Qualquer tipo de mudança importante na dieta mexe nos ciclos naturais do corpo feminino, alterando os períodos de ovulação ou sua fertilidade. A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida afirma ainda que o excesso de peso também causa ciclos menstruais irregulares associados à disfunção ovulatória.

Exercício físico intenso

Por mais que as atividades físicas regulares sejam fundamentais para manter a qualidade de vida, quando feitas em excesso podem prejudicar a fertilidade da mulher. Segundo o Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, os exercícios físicos intensos diminuem a gordura do organismo, alterando assim a produção hormonal. Isso funciona também como uma forma de defesa natural do corpo que, estando carente de nutrientes para sua própria sobrevivência, interrompe a ovulação.

Excesso de álcool

Beber de forma casual pode não prejudicar a fertilidade do casal, mas o consumo excessivo de álcool prejudica não só a mãe como também o bebê. Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, o consumo de álcool em grandes doses afeta não só a fertilidade da mulher como também pode causar a malformação, aumentando as chances de síndrome de abstinência pelo recém-nascido e no período final da gestação.

Remédios

Alguns medicamentos também pode causar a infertilidade feminina, desde antidepressivos, antibióticos e até mesmo a finasterida (prescrita para o combate à calvície). Em muitas situações, o problema é solucionado com a suspensão do remédio. Porém, outros casos podem ter danos irreversíveis como acontece com pacientes em processo de radioterapia ou quimioterapia. Vale lembrar que todo tipo de medicamento deve ser informado ao médico antes de serem consumidos, logo que a automedicação coloca a saúde do paciente em risco.

Abuso de cafeína

A frase “tudo que é demais faz mal” tem muito sentido quando falamos também em café. Essa bebida, presente na rotina de muitas pessoas, quando tomada em excesso pode prejudicar a fertilidade da mulher. Segundo um estudo realizado pela University of Nevada School of Medicine (EUA), a cafeína reduz a atividade muscular nas trompas que transportam os óvulos dos ovários para o útero. Isso, então, diminuiria a chance de a mulher engravidar. Porém, vale lembrar que o problema está no excesso, ou seja, uma ou duas xícaras por dia não dificultam a concepção.

Estresse

A rotina agitada pode levar muitas mulheres a elevarem seus níveis de estresse, fazendo com que o processo de engravidar também seja mais demorado. Estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston apontou que os efeitos fisiológicos do estresse interferem na liberação de hormônios importantes para o sistema reprodutivo, prejudicando assim a fertilidade da mulher. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens