Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil: saiba mais sobre essa doença


O câncer é uma enfermidade que pode afetar a todos: idosos, adultos, homens e mulheres. E nem as crianças e jovens estão livres desse mal, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 8.460 novos casos somente em 2020. 

Nos países desenvolvidos, o câncer é a primeira causa de morte (cerca de 8%) por doença nas crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Para conscientizar a população, pais e responsáveis, o dia 23 de novembro foi marcado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. 

Entenda mais sobre essa doença, quais seus sintomas e formas de tratamento.

O câncer infantojuvenil

O câncer em crianças e jovens costuma afetar as células do sistema sanguíneo e nervoso, além dos tecidos de sustentação. Diferente dos quadros clínicos nos adultos, em que as células epiteliais que recobrem os órgãos do corpo são atingidas e ocorrem mutações.

Quando o câncer afeta uma criança, seus primeiros sinais são similares a de doenças comuns, por isso é importante estar alerta e sempre consultar um pediatra. 

Toda a queixa, seja de dor ou de outros sintomas,  devem ser ouvidas e levadas em conta para um diagnóstico e eliminação de dúvidas. 

Sintomas

Os cânceres infantojuvenis se manifestam com os seguintes sintomas:

  • Palidez;

  • Sangramento;

  • Dor óssea;

  • Caroços ou inchaços;

  • Perda de peso inexplicada;

  • Febre;

  • Tosse persistente ou falta de ar;

  • Sudorese noturna;

  • Alterações oculares (pupila branca, perda visual, inchaço);

  • Dores de cabeça;

  • Vômito;

  • Dor nos membros;

  • Fadiga;

  • Mudanças no comportamento, como isolamento;

  • Tontura, perda de equilíbrio e coordenação. 

Segundo o INCA, por enquanto não existem evidências científicas que mostrem os fatores de riscos para a doença nas crianças e jovens, sendo esse um desafio para o futuro. Por isso, o diagnóstico precoce e a orientação terapêutica são tão recomendadas.

Tratamento

Após realizado o diagnóstico por exames, o tratamento engloba três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia) que será realizado de acordo com cada necessidade. 

Também é indicado o acompanhamento de um psicólogo tanto para a criança/jovem quanto para os familiares. De acordo com o INCA, a cura precisa ser baseada não só na recuperação biológica e, também, na qualidade de vida e bem-estar do paciente.

--

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é um data totalmente necessária. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são maiores. Por isso, leve seu filho regularmente ao pediatra para a realização de consultas de rotina.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens