Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil: saiba mais sobre essa doença

O câncer é uma enfermidade que pode afetar a todos: idosos, adultos, homens e mulheres. E nem as crianças e jovens estão livres desse mal, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 8.460 novos casos somente em 2020.

Nos países desenvolvidos, o câncer é a primeira causa de morte (cerca de 8%) por doença nas crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Para conscientizar a população, pais e responsáveis, o dia 23 de novembro foi marcado como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Entenda mais sobre essa doença, quais seus sintomas e formas de tratamento.

O câncer infantojuvenil

O câncer em crianças e jovens costuma afetar as células do sistema sanguíneo e nervoso, além dos tecidos de sustentação. Diferente dos quadros clínicos nos adultos, em que as células epiteliais que recobrem os órgãos do corpo são atingidas e ocorrem mutações.

Quando o câncer afeta uma criança, seus primeiros sinais são similares a de doenças comuns, por isso é importante estar alerta e sempre consultar um pediatra.

Toda a queixa, seja de dor ou de outros sintomas,  devem ser ouvidas e levadas em conta para um diagnóstico e eliminação de dúvidas.

Os cânceres infantojuvenis se manifestam com os seguintes sintomas:

• Palidez;

• Sangramento;

• Dor óssea;

• Caroços ou inchaços;

• Perda de peso inexplicada;

• Febre;

• Tosse persistente ou falta de ar;

• Sudorese noturna;

• Alterações oculares (pupila branca, perda visual, inchaço);

• Dores de cabeça;

• Vômito;

• Dor nos membros;

• Fadiga;

• Mudanças no comportamento, como isolamento;

• Tontura, perda de equilíbrio e coordenação.

Segundo o INCA, por enquanto não existem evidências científicas que mostrem os fatores de riscos para a doença nas crianças e jovens, sendo esse um desafio para o futuro. Por isso, o diagnóstico precoce e a orientação terapêutica são tão recomendadas.

Tratamento

Após realizado o diagnóstico por exames, o tratamento engloba três modalidades principais (quimioterapia, cirurgia e radioterapia) que será realizado de acordo com cada necessidade.

Também é indicado o acompanhamento de um psicólogo tanto para a criança/jovem quanto para os familiares. De acordo com o INCA, a cura precisa ser baseada não só na recuperação biológica e, também, na qualidade de vida e bem-estar do paciente.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é um data totalmente necessária. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são maiores. Por isso, leve seu filho regularmente ao pediatra para a realização de consultas de rotina.

As novidades do oitavo mês do bebê

O interesse pelos brinquedos aumenta junto a sua curiosidade de querer conhecer o mundo. Confira todas as novidades desse novo mês.

5 hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional

Um dos métodos que nos ajudam a controlas seu ciclo menstrual é a pílula anticoncepcional. Porém, alguns hábitos podem interferir na sua eficácia, confira!

5 dicas de autocuidado para levantar a autoestima

Reunimos cinco dicas de autocuidado com o objetivo de conseguir elevar seu humor e se sentir ainda melhor. Confira essas ideias preciosas!

Climatério e menopausa: você sabe a diferença?

Você já ouviu falar em menopausa, mas e climatério? A palavra pode soar estranha, mas existe e faz parte da vida feminina. Descubra a diferença entre eles!

Importância dos exercícios: idosos ativos possuem melhor qualidade de vida

A prática de um exercício físico traz inúmeros benefícios a todos os idosos, incluindo ajudar na prevenção de diversas enfermidades diferentes. Confira!