recem-nascidos

Cuidados com recém-nascidos: 5 dicas que você precisa saber

Cuidar de um bebê não é nada simples, principalmente nos primeiros meses de vida. Para te ajudar a entender melhor o universo infantil, a Droga Leste fará um especial com os principais cuidados que o bebê precisa pelos primeiros 12 meses. 

Confira a primeira matéria da nossa série e fique de olho no nosso blog para não perder nenhum conteúdo!

Cuidados com os recém-nascidos

Depois de nove meses acompanhando o bebê crescer dentro da barriga, quando ele finalmente nasce é o momento de maior alegria mas também, de preocupação. Afinal, como lidar com essa nova vida? Quais os cuidados que se deve ter? O que pode ou não fazer? E pra piorar, parece que todo mundo tem uma “dica”.

O fato é que, durante as primeiras semanas, o recém-nascido demanda muita atenção e cuidado. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas para garantir que o pequeno se mantenha saudável em seu primeiro mês de vida. 

Umbigo

Durante os 15 primeiros dias, o bebê ainda tem o coto umbilical, uma parte muito sensível do corpo. Se não for higienizada corretamente, pode acumular secreções e se tornar uma porta de entrada para diversos germes. Então, quando for trocar as fraldas do pequeno, faça a limpeza com álcool 70% e hastes flexíveis de algodão.

Na hora do banho, lave a região com água e sabão e na hora de colocar as roupinhas, seque com a toalha sem esfregar. Fique de olho se perceber qualquer inchaço, vermelhidão, secreção ou mau cheiro, e caso perceba algum desses sintomas acione o seu pediatra!

Cólica

É importante lembrar que os recém-nascidos não estão completamente desenvolvidos quando nascem. Durante os primeiros meses, o sistema digestivo dos pequenos ainda é imaturo e não consegue processar nada além do leite materno. Por isso, a amamentação é fundamental e deve ser estimulada desde a sala de parto, colocando o bebê para mamar logo após o nascimento.

Se você quer aliviar o desconforto do seu baby, na hora da dor, faça massagens na barriga e aqueça o abdômen com uma fralda ou outro pano morno. Procure também deitar a criança de bruços sobre seu peito ou antebraço. 

Higiene do bebê

A hora do banho em casa é um momento de pânico para a maioria dos pais de primeira viagem. Mesmo que a enfermeira faça várias demonstrações na maternidade, sempre bate uma insegurança. Mas, é possível tornar esse momento menos preocupante.

Primeiro, tenha certeza de que tudo que você precisa está por perto: sabonete, shampoo, toalha, algodão, hastes flexíveis, pomada para assaduras, fralda e roupa. 

Uma regra que sempre deve ser cumprida é: a água da banheira deve estar em 36 graus, morna e confortável para o recém-nascido. Recomenda-se que o corpo do bebê seja enrolado em uma toalha e a cabeça seja lavada primeiro e depois o corpo. Procure escolher um horário padrão para dar banho todos os dias, assim você pode se concentrar e dar toda a atenção que a tarefa necessita. Ao finalizar o banho, não esqueça de higienizar a banheira.

Além do banho, também é preciso ficar atento às trocas de fraldas! O importante é nunca deixar a fralda suja por muito tempo, pois podem surgir assaduras que deixam os pequeninos desconfortáveis. Na hora de trocar a fralda, vale optar por algodões molhados ou lenços umedecidos, limpando suavemente. Não esqueça a pomada para assaduras!

Passeios e banho de sol

O ideal é que os bebês recém-nascidos saiam muito de casa logo nas primeiras semanas. Mas, vale apostar nos banhos de sol. São momentos curtos, com aproximadamente 15 minutos por dia, somente nas pernas do bebê, que ajudam na saúde. Os horários recomendados são antes das 10h da manhã e depois das 16h.

As mamães também precisam de cuidados

Por último, mas não menos importante, é não deixar de cuidar da mamãe também. Durante esses primeiros meses, é muito comum que elas fiquem estressadas com a nova responsabilidade. Por isso, tire um momento para cuidar dela! Elas também precisam de atenção, sono e alimentação correta. Assim, ela fica mais forte para cuidar do bebê recém-nascido!

Depois de todas essas dicas, aposto que você já está preparado(a) para receber o novo membro da sua família em casa, certo? Boa sorte!

 —

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!