Cuidados com a saúde bucal das crianças em tempos de pandemia


A chegada do coronavírus trouxe várias mudanças para o cotidiano e uma delas foi a permanência das crianças por mais tempo em casa. 

Acordar tarde, pular refeições, ficar mais tempo à frente das telas, exagerar nos carboidratos, doces, chocolates, refrigerantes e não escovar os dentes acabaram virando rotina dentro dos lares.

E esses maus hábitos acabam abrindo brechas para alguns problemas dentários, como a cárie, por exemplo. “Com a higienização correta e diária é possível reduzir o volume de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos na boca. Se isso não acontece, doenças como gengivite e cáries evoluem para condições mais graves como infecções, bactérias no fluxo sanguíneo ou mesmo algum quadro infeccioso generalizado. Isso implica, inclusive, em gastos extras com tratamentosexplica o dentista, Gustavo Féres.

Como cuidar da higiene oral dos pequenos?

Antes de mais nada, é importante saber que alguns estudos já mostraram que uma pessoa que testou positivo para a covid-19 tem alto nível de contaminação na saliva. Assim, a higiene oral diária é fundamental no combate ao problema, pois é capaz de reduzir a quantidade de vírus e o risco de contágio. 

“Medidas simples, como escovação e uso do fio dental, contribuem para manter a imunidade do corpo e a saúde de um modo geral, o que torna-se fundamental em tempos de pandemia”, alerta Gustavo.

Para manter os pequenos longe das doenças bucais é necessário ensiná-los a fazer a escovação da forma correta. Algumas crianças podem não ter interesse e reclamar, mas que tal aproveitar o momento de pandemia para deixar a rotina de higiene oral mais divertida? Confira algumas dicas!

Envolva a criança na escolha da escova 

Para animar a criançada deixe que eles escolham sua escova. Mostre os modelos com personagens e juntos decidam qual agrada mais o pequeno. 

Cremes dentais com sabor

Existem no mercado diversas opções de cremes dentais, principalmente os focados no público infantil e até mesmo kits que já vêm com escova e o creme dental. 

Para a escovação não ser uma experiência ruim, existem diversas marcas que possuem bons cremes dentais com sabor docinho para auxiliar nesse momento. 

Ensine a utilizar o fio dental

Após feita a escovação, é hora de passar o fio dental. Para dar o exemplo e deixar esse momento mais divertido, faça sua higienização bucal junto ao seu filho. Essa é uma ótima forma de ensiná-lo para fazer sozinho no futuro.  

Passo a  passo da escovação

A odontopediatra Gabriela Godoy explica que para poder fazer a escovação da forma correta, é preciso entender que existe uma sequência de procedimentos. A ideia é mostrar para a criançada que escovar os dentes é como tomar banho. 

“Posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca são os principais passos para higienizar a boca e ensinar seu filho ao longo do tempo como ele deverá fazer quando estiver sozinho”, ensina. 

Gostou das dicas? Cuide da sua saúde e de sua família de forma completa, desde a utilização de máscaras à higiene bucal diária. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens