Criança enjoada para comer? Conheça alguns truques para facilitar o momento das refeições


Quando as crianças estão passando pela etapa de conhecer os alimentos, é comum demorarem um tempo para se acostumar com alguns deles. Por mais frustrante que esse momento às vezes seja, é necessário levar em conta que, para elas, tudo é novidade e ter muita paciência.

Mas não se preocupe, trouxemos alguns truques para ajudar você a passar por essa fase sem traumas!

Rotina e horários

Os pequenos se sentem seguros com a rotina e são especialmente sensíveis a isso em relação ao sono e a  alimentação. Qualquer alteração, mesmo que pequena, pode levá-los a não se alimentar ou dormir de forma ideal. Por isso, procure manter horários, locais e cronogramas bem definidos e evite interferências, como celulares e televisão.

Seja um exemplo

Dificilmente seu filho irá comer legumes e verduras que você não consome. Inclusive, ao ver a comida dos outros, se sentem mais curiosos e até pedem para experimentar. Então, se quiser que seu filho coma bem, você também precisa fazê-lo.

Não faça um prato muito cheio

Crianças são motivadas por pequenas conquistas, inclusive na hora de comer. Eles gostam de se sentir capazes de realizar coisas. Não conseguir terminar um prato, é motivo de frustração e desânimo e acaba por desmotivá-los, pior ainda se os pais ainda dão uma bronca por isso. Procure servir pequenas porções, motivá-lo a terminar tudo e a cada “missão”cumprida, ofereça mais, até que esteja satisfeito.

Deixe-os ajudarem na cozinha

Uma outra forma de ajudar os pequenos a se entusiasmar com as refeições é deixá-los ajudar na cozinha com coisas simples como apertar botões do liquidificador, colocar sal na panela, secar um pote e outras ações  que não sejam perigosas. Participar do preparo faz com que eles desenvolvam uma relação melhor com a comida.

Ajudar na escolha dos cardápios

Outra forma de motivá-los é pedir ajuda na hora de montar o cardápio do dia ou da semana. É uma oportunidade de “negociar” coisas que eles já gostam e, ao mesmo tempo, incluir opções para experimentarem. 

Não force ele a comer

Forçar a criança a comer não vai fazer com que expanda seu horizontes Pelo contrário, a princípio pode até ceder, por causa do medo, mas depois ficará apenas uma memória negativa com relação àquele alimento e não vai mais querer comê-lo. Não obrigue, apenas incentive e deixe que descubra os gostos no seu tempo.

Evite lanches fora do horário 

Sem fome, as chances dos pequenos experimentarem coisas novas é muito menor do que quando estiverem famintos. Então, evite dar lanchinhos fora do horário das refeições maiores, ainda mais se forem calorias vazias que não são boas para a saúde.

Não desista facilmente

Paciência e não desista facilmente! Pode ser difícil a princípio, mas é muito importante manter-se firme e incentivar a alimentação saudável. Essa é a hora de ajudar a definir o padrão alimentar e o tipo de comida que a criança vai consumir pelo resto da vida. 

Com todas essas dicas, você já pode ensinar seu filho a comer bem.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens