COVID-19: o que fazer com as crianças durante a quarentena?

Estamos passando por um momento crítico ao redor do mundo o qual pede união e cuidado com o próximo. Por isso, ficar em casa é fundamental para nos protegermos e aos outros. Atualmente, as aulas estão suspensas e, mesmo que não estejam no grupo de risco, as crianças precisam ficar dentro de casa. E, para começar, é importante reforçar a informação de que quarentena não é férias, e sim um período de resguardo da família para proteção de todos.

Entendemos que é muito difícil fazer com que os pequenos entendam a gravidade da situação e que eles têm muita energia para liberar e dificuldade em ficarem parados. Pensando nisso, resolvemos trazer dicas de como transformar essa fase,  que pode parecer assustadora e chata aos olhos deles,em diversão tanto para eles fazerem sozinhos, enquanto você está trabalhando em casa, quanto para realizar com toda a família.

Lembre-se também de que é normal acabar recorrendo à televisão, celular ou computador para acalmar os pequenos por alguns instantes, mas mesmo assim eles têm a tendência de se sentirem entediados em algum momento. Por isso, confira nossas ideias!

10 dicas do que fazer com as crianças em casa!

Construir brinquedos

Permita que as crianças exerçam toda a criatividade e gastem um pouco de energia e, ainda, faça um trabalho de reciclagem. Pegue embalagens antigas, cola, tesoura e aproveite o momento para deixar as crianças construir os próprios brinquedos. Eles podem fazer a maior parte do trabalho sozinhos, somente com alguma supervisão de vez em quando. 

Jogos de tabuleiro

Essa dica serve para a família inteira, escolher um jogo de tabuleiro que todos gostem e aproveitar um tempo em família. Se você não tem jogos em casa, é possível escolher imagens, imprimi-las duas de cada e cortar para criar um jogo da memória bem bacana e aproveitar o momento com seus filhos.

Teatro de fantoches

Uma ótima ideia para fazer com que os pequenos exercitem a imaginação deles, é criando pequenas histórias para que eles atuem. É possível criar bonecos de meia ou fantoches prontos, tanto faz, o céu é o limite. Os adultos podem começar uma história para as crianças terminarem ou cada um cria a sua.

Sessão cinema

Por que não escolher alguns filmes para os pequenos assistirem em momentos em que, normalmente, estão mais calmos, como depois do almoço ou antes de dormir? É uma forma de fazer com que eles se aquietem e também vejam algo interessante!

Massinha

Brincar de massinha é diversão garantida. E como transformar isso em uma brincadeira ainda mais legal em família? Você pode fazer a sua em casa! Só precisa de uma xícara de sal, quatro farinhas de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que forem as favoritas do seu filho. Misture e a brincadeira começa!

Bolha de sabão

Ensine seu filho a fazer a simples mistura de água com detergente e coloque um ingrediente secreto que vai garantir que as bolhas durem mais tempo, a glicerina. Ainda é possível reutilizar embalagens antigas e uma tampa e arame.

Pintura

Sabemos que essa ideia pode fazer um pouco de sujeira na casa, mas você pode escolher um local, forrar com alguns panos de chão e deixar os pequenos fazerem a farra com tintas. Assim, eles se divertem por um momento e você pode deixá-los brincando enquanto trabalha.

Piquenique

Esse é simples, seja no café da manhã, almoço ou jantar, você pode estender uma toalha no chão da sala e todo mundo come ali mesmo. Ainda, pode deixar que os pequenos escolham o que querem comer e ajudar na preparação das refeições.

Caça ao tesouro

Para distrair seus filhos, que tal esconder alguma coisa na casa e fazer com que eles procurem? Dê algumas dicas e monte uma caça ao tesouro, com uma recompensa para quem encontrar o tesouro primeiro. Assim, você mantém eles engajados por um bom tempo e ainda pode ensinar algumas coisas em enigmas para encontrar o tesouro.

Leitura em família

Para fechar o dia, que tal fazer uma leitura em família ou contar histórias? É um momento no qual você pode aproveitar para ensinar mais coisas para os pequenos ou contar uma história de família. E, ainda, estimular o hábito da leitura nos pequenos. 

Dessa forma, as crianças podem aproveitar melhor o período de quarentena, sem precisar sair de casa!

 —

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!