Dentes e caries em criancas

Cáries em crianças: cuidado redobrado nas férias

Durante as férias escolares, é comum que as crianças mudem seus hábitos alimentares, consumindo mais doces, bolachas e balas. Por conta das viagens, brincadeiras e comemorações, elas também costumam esquecer de cuidar dos dentes, fazendo com que o número de casos de cáries aumente nessa época. 

A alteração de rotina pode comprometer a saúde bucal dos pequenos e os pais têm um papel importante para evitar problemas futuros. Por isso, confira  as principais causas que levam às cáries em crianças e, também, algumas dicas para evitar esse problema nas férias.

Cáries em crianças

No Brasil, estima-se que cerca de 27% das crianças de 18 a 36 meses e 60% das crianças de 5 anos de idade apresentam pelo menos um dente com cárie. Para os maiores, os números são ainda mais preocupantes: quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes de 15 a 19 anos apresentam esse problema.

A boa notícia é que ela pode ser evitada com os cuidados certos e entendendo suas causas:

  • Nascimento de dentes: mesmo crianças com dentes de leite podem ter uma cárie;
  • Excesso de açúcar: o qual  promove a proliferação de bactérias;
  • Falta de escovação ou higienização inadequada.

Recomendações para as férias

Se não tratada, a cárie dentária pode causar dor e infecções que levam a outros problemas sérios relacionados à alimentação, fala e aprendizado da criança. Por isso, é recomendado que os pequenos sejam levados ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para limpeza e avaliação dos dentes.

Não há época melhor para agendar uma dessas consultas semestrais do que nas férias, quando elas estão fora da escola e o horário fica mais flexível. Nessa consulta, o dentista pediátrico vai limpar os dentes e remover qualquer acúmulo de placa que possa levar à cáries, além de realizar um tratamento com flúor, se necessário. 

Dicas para evitar cáries em crianças

Crie uma rotina

Quando existe uma rotina, as crianças costumam levar isso pra vida e isso inclui o hábito de escovar os dentes. No começo, elas podem até resistir, mas se você souber explicar de uma forma didática que é preciso escovar e usar o fio dental de duas a três vezes ao dia, elas vão aceitar melhor essa ideia.

Visite o dentista regularmente 

A saúde bucal é muito importante para o corpo em geral. Como dissemos, é essencial que as consultas ao dentista sejam regulares para evitar cáries em crianças e outras complicações. Aproveite essa época de recesso para agendar uma visita e faça disso um estímulo para os pequenos cuidarem dos dentes.

Use o produto certo, da maneira correta

A escovação deve ser sempre feita pelos responsáveis da criança até que ela tenha habilidade para escovar seus próprios dentes. Para isso, use produtos da linha infantil, siga a quantidade recomendada na embalagem e garanta que o pequeno não engula o produto. Para tornar o momento mais agradável, aposte em escovas com desenhos infantis, porque isso também serve para que ela se divirta nesse momento. 

Controle o açúcar

A quantidade de açúcar dos doces e refrigerantes está diretamente relacionada ao aumento das cáries em crianças (além de causar outros problemas como a obesidade infantil). Por isso, especialmente na época de férias, tome cuidado com os alimentos e bebidas que as crianças consomem. Ofereça alimentos saudáveis e frutas como a maçã, que é uma importante aliada na limpeza dos dentes.

Seja o exemplo

Uma das melhores coisas que os pais podem fazer pela saúde bucal dos filhos é cuidar da sua própria! Ver os pais valorizarem os dentes reforça sua importância e serve como um exemplo para os pequenos. Por isso, crie o hábito na sua família de nunca ir dormir sem antes escovar bem os dentes. 

Fonte consultada: Ministério da Saúde

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!