Atividade física nas férias: saiba como estimular a criançada


Um dos momentos mais esperados pelas crianças são as férias. Esse período de lazer é recheado de brincadeiras, mas também pode ser aproveitado para promover a realização de atividades físicas de forma criativa e divertida. 

Assim como os adultos, os pequenos precisam ser fisicamente ativos para se manterem bem. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas e sugestões de exercícios e brincadeiras que estimulam a saúde dos pequenos. Confira!

Seja o exemplo

As crianças costumam assistir e imitar os hábitos dos mais velhos, tanto os bons como os ruins. Por isso, se elas verem você fazendo exercícios e se divertindo com isso, é mais provável que façam o mesmo ao longo da vida. Inclua as atividades físicas na rotina diária da sua família para que todos tenham uma vida mais saudável! 

Use o transporte como exercício

Mesmo antes das férias, quando for levar as crianças para a escola, incentive a caminhada para que elas associem essa atividade como um pequeno exercício. Já nas férias, experimente andar de bicicleta ou patinete no parque, estacione com uma certa distância para que elas possam andar um pouco mais e de vez em quando suba as escadas ao invés de usar o elevador.

Envolva toda a família nas atividades físicas nas férias

Convide todos da casa para participarem da atividade física nas férias. Essa é uma das maneiras mais eficientes para mudar os hábitos das crianças que pode ser feita de diversas formas. Vocês podem se inscrever em uma aula de artes marciais em família, participar de uma aventura ao ar livre ou levar uma bola para jogar quando forem ao parque ou à praia.

Foco na diversão

O que as crianças mais querem é se divertir, por isso é mais provável que continuem se exercitando se estiverem fazendo uma atividade que gostem. Que tal ligar o rádio e dançar ao som das músicas que elas mais gostam? Ou até mesmo fazer algumas caminhadas durante os passeios ao zoológico? Essas são apenas algumas formas de se divertir e ainda promover a atividade física nas férias.

Inclua as crianças nas atividades domésticas

Isso vale não apenas para as férias, mas para a rotina diária da família. Além de incentivar a atividade física, também é uma boa forma de fazê-las adotarem bons hábitos no futuro. Muitas tarefas domésticas, como dar banho no cachorro ou varrer o quintal são ótimas oportunidades de que se movimentem mais.

Dê presentes que promovam a atividade física nas férias

Escolher bem os presentes que as crianças ganham também é uma forma de fazê-los serem mais ativos. Patins, bicicletas, bolas e até mesmo alguns jogos interativos são ótimos presentes que, além de divertidos, também promovem a atividade física nas férias.

Limite o tempo na TV ou internet

Ao invés de passar horas assistindo algum programa ou vendo vídeos na internet, ofereça outras opções mais ativas como realizar algum esporte que elas gostem, dar uma volta ou participar das atividades de algum centro cultural próximo. O Sesc, por exemplo, oferece programações completas e gratuitas para crianças. Quando sua família assiste televisão, faça uma pequena brincadeira para que todos se mexam durante os intervalos comerciais: faça polichinelos, use um bambolê ou até pule pela sala.

Planeje suas férias com novas formas de se exercitar

Desde o planejamento das férias, se vocês forem viajar em família ou mesmo ficar pela cidade, já comece a pensar em alguns exercícios. Escolha algumas formas de fazer caminhadas, trilhas e outras atividades locais. Dessa forma, vocês exploram novos lugares juntos e as crianças também aprendem a apreciar a natureza. Além disso, as atividades que você experimenta nas férias podem até se tornar os novos hobbies da sua família nos próximos anos.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens