As novidades do oitavo mês do bebê


Se no sétimo mês o bebê já começa a dar sinais de que quer se movimentar mais, possivelmente engatinhando, no oitavo mês ele já começa  a querer ficar de pé e tentar dar os primeiros passos.

O interesse pelos brinquedos aumenta junto a sua curiosidade de querer conhecer o mundo, é nesse período em que eles ficam um pouco mais impacientes, dando alguns “gritinhos” e chorando com mais facilidade.

Confira todas as novidades desse novo mês.

O desenvolvimento

Ao chegar nessa fase, a curiosidade está ainda mais aflorada. Engatinhar não basta, alguns dos bebês já começam a levantar com o auxílio de objetos próximos tentando permanecer em pé. Com relação ao peso, os pequenos podem chegar de 8,2 a 8,4 kg.

Ainda no oitavo mês, a criança continua apegada à mãe, por isso pode ser que ao ir no colo de pessoas desconhecidas ou que não estão sempre em seu convívio, aconteça estranhamento e choro. 

É nesse período em que algumas crianças passam a ter a “ansiedade por separação”, em que quando uma pessoa diferente da mãe tenta se aproximar, causando insegurança e fazendo com a criança fique ansiosa e passe a chorar. 

Mas, ainda que o apego com a mãe seja grande, o pequeno passa a “conversar” com quem está em seu convívio, como os avós, e tende a iniciar pequenos gritos de euforia e gargalhadas. 

Sono e alimentação

No oitavo mês, o sono dos pequenos é mais calmo em comparação aos outros meses, eles conseguem dormir em média 12 horas em dois períodos do dia para descansar bem.

Já com relação à alimentação, os alimentos sólidos vão passar a marcar presença no prato do bebê, porém sempre lembrando de seguir as recomendações do pediatra.

Sentidos e brincadeiras

Os sentidos passam a ficar cada vez mais sensíveis, por isso tudo o que está a volta pode chamar atenção. 

É comum que a criança comece a ter o costume de bater palminhas, querer cantar e esse é um ótimo recursos para preparar o pequeno para começar a falar. 

Além de tentar resmungar algumas canções, a garotada pode passar a tentar fazer diversos sons com a boca, imitando o que estiver à sua volta e até animais. É no oitavo mês que uma das brincadeiras preferidas passa a ser a hora do banho, levar brinquedos para banheira é uma opção para deixar a hora mais divertida.

Os brinquedos do tipo educativos são ótimas opções para ativar a curiosidade. Devido a essa maior interação, os pais podem aproveitar e instigar seus filhos:

  • Tentar conversar durante brincadeiras, passeios, alimentação ou até na hora do banho para a criança se acostumar com a linguagem;

  • Dar bastante carinho, estimulando o senso de segurança e bem-estar, abraçando, segurando pela mão, por exemplo;

  • Prestar atenção nas emoções do bebê, tentando compreender o que sente e conversando com ele;

  • Se você fala outro idioma, pode começar a utilizá-lo em frente a seu filho para ele começar a se acostumar;

  • Deixar um período do dia só para brincar com ele, sentar-se no chão junto aos brinquedos e estimular a atividade.

--

O desenvolvimento no oitavo mês é de muita interatividade, aproveite para estreitar os laços com seu filho, passar confiança e estimular a vontade de aprender desde as coisas mais básicas, como dar oi e tchau. Os próximos meses tendem a serem ainda mais interessantes na vida do bebê.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Saiba quais atividades físicas são indicadas para cada fase do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é marcado por diferentes flutuações hormonais. Confira algumas dicas de atividades para cada um deles!

Check-up: você já fez o seu?

Estamos no início do ano, um período ótimo para organizar a vida, as pendências e agendar aquela consulta médica para fazer um check-up completo!

5 condições que podem causar irritação vaginal

Para as mulheres, é fundamental ter atenção e uma série de cuidados com a saúde íntima. Saiba mais sobre o que pode causar irritação íntima.

Brancos e lindos: saiba como cuidar dos cabelos grisalhos

Sabia que alguns cuidados especiais são importantes para manter os cabelos grisalhos sempre lindos? Confira algumas dicas especiais que trouxemos hoje!

Dicas para educar seu filho respeito e empatia, sem tapas e gritos

Educar os filhos não é uma tarefa fácil, mas deve ser feita sem o uso da violência, seja física ou verbal. Confira sugestões que separamos especialmente!

5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão

Crianças não estão imunes a doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente no verão. Saiba quais são no post de hoje!

Veja Mais Postagens