A tecnologia e os jogos podem fazer mal para seu filho?


Nesse momento que estamos em casa, é normal deixar as crianças assistirem um pouco mais de TV, ficar mais no celular ou computador, mas esse hábito pode trazer problemas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta sobre a importância de se criar uma relação mais saudável entre os pequenos e a tecnologia.

Segundo a presidente da SBP, Dra. Luciana Rodrigues Silva, a organização quer ressaltar os riscos e dar dicas para conciliar a rotina com o uso saudável das telas. Na avaliação da pediatra, os cuidados devem ser redobrados para ver se não há um excesso de tempo em frente às mídias digitais.

A dependência virtual já foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na mais recente Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e conforme afirma a coordenadora do Grupo de trabalho sobre saúde na era digital da SBP, Dra. Evelyn Eisenstein, a falta de controle com os jogos eletrônicos (início, duração, frequência e intensidade) são as principais características do distúrbio. 

“Diante dos atuais acontecimentos globais e a pandemia, estamos ainda mais receosos com essa situação. Os pais estão sobrecarregados e, assim, inadvertidamente, acabam por permitir essas práticas exageradas que certamente trarão prejuízos para o desenvolvimento físico e psicológico dos seus filhos. Aparentemente inofensivos, os games são uma fonte recorrente de excessos”, afirma a pediatra.

Há uma extensa lista de disfunções relacionadas ao mau uso das tecnologias, entre elas estão: 

  • Problemas de saúde mental como irritabilidade, ansiedade e depressão;

  • Transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), do sono, alimentares, posturais e músculo-esqueléticos;

  • Sedentarismo; 

E muito mais.

“Nesse momento de isolamento, as dificuldades de adaptação são compreensíveis. Além do cuidado com os filhos, há novos desafios para as famílias solucionarem, seja nos serviços domésticos diários ou home office. Por isso mesmo, os adultos necessitam atuar mais ativamente”, diz a Dra. Evelyn.

Conforme orienta a especialista, as relações humanas têm que prevalecer, norteadas por afeto e compreensão para que essa fase difícil seja superada em conjunto. “A adequação no dia a dia depende sobretudo do bom senso dos responsáveis,que precisam ficar atentos às recomendações dos pediatras e analisar a rotina da criança para minimizar possíveis agravos à saúde. Um adolescente em regime de educação à distância (EAD), que gasta outras quatro ou cinco horas diárias em redes sociais, pode desenvolver dificuldades graves”, frisa. Confira as dicas que a entidade pediátrica oferece:

Principais recomendações

De acordo com um documento redigido pela SBP, é imprescindível equilibrar o cotidiano doméstico e estabelecer atividades múltiplas, principalmente fora das telas, para entreter, educar e desenvolver as habilidades dos filhos. Nesse contexto, os responsáveis devem reservar e delimitar tempo para cada uma das áreas abaixo:

1 - Afetividade

As crianças e adolescentes têm a necessidade de conviver com amigos e demais parentes, mantendo ativo o círculo de afetividades. No entanto, é importante combinar um mínimo e máximo de minutos para isto acontecer por meio da tecnologia, sempre com algum acompanhamento.

2 - Escola e atividades funcionais

O tempo dedicado às aulas, pesquisas e tarefas é variável em função da escola, dos equipamentos disponíveis e de outros fatores. É importante acompanhar a abordagem pedagógica e a qualidade de horas gastas com as aulas online. Estes fatos terão impacto no processo educacional e potencialmente na saúde, em casos de exageros.

3 - Lazer

Investir em jogos, brincadeiras e passatempos tradicionais. Os videogames, jogos online, filmes e aplicativos precisam ser sempre avaliados quanto à regularidade e à pertinência, conforme os critérios da classificação indicativa.

4 - Convivência familiar

Trocar experiências entre si, dialogar e conhecer. Este talvez seja o momento mais precioso para observar e reconhecer o filho, em suas habilidades, valores, dificuldades e limites. Ocasião propícia para divisão de tarefas domésticas e criar novas formas de unir a família.

5 - Saúde

Respeitar o ciclo de sono adequado para cada faixa etária e manter o período habitual de ir para a cama; investir na alimentação saudável, com horários pré-fixados para café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, evitando ao máximo produtos ultraprocessados; praticar ao menos uma atividade física regular, seja por meio de exercícios ou brincadeiras com movimentos ativos.

Conte para gente como está sendo a pandemia para você e sua família. O que vocês estão fazendo para manter as crianças longe do celular, tablet, TV e computador?

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens