A importância do pediatra para a saúde infantil


Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o acompanhamento com o pediatra até os 16 anos? O dia desse profissional tão importante para a saúde dos nossos pequenos está chegando e, como uma homenagem, vamos falar um pouco sobre a atuação deles na  vida de crianças e adolescentes. 

Acompanhar o desenvolvimento do seu filho é fundamental para garantir uma infância saudável e uma vida adulta sem maiores preocupações. Vacinas, exames de rotina e orientações sobre alimentação são algo que somente os especialistas em bebês e crianças conseguem avaliar da melhor forma. 

As consultas não começam depois que o seu filho nasce…

Quem acha que só deve procurar um pediatra no pós-natal, está enganado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é marcar a consulta já durante o terceiro trimestre de gravidez. 

Essa conversa é a melhor oportunidade para antecipar quaisquer riscos e é tão importante quanto a assistência ao recém-nascido e suas primeiras consultas. Ainda mais se levarmos em conta que os primeiros mil dias de vida (da concepção até os dois anos de idade) são decisivos para a definição da saúde de uma pessoa. 

Uma boa relação entre pais e médico garante uma infância mais saudável. Se você está grávida, não esqueça de agendar uma visita ao pediatra de sua escolha. 

Depois do nascimento

De acordo com a SBP, a quantidade de visitas ao pediatra varia de acordo com a idade. É essencial manter a frequência para ouvir as orientações, esclarecer dúvidas e ficar por dentro da condição de saúde geral do seu filho. 

Frequência ideal, segundo a SBP:

  • 5 a 30 dias de vida: três consultas por mês;

  • 2 aos 6 meses: uma vez por mês;

  • 7 meses aos dois anos: uma visita a cada dois meses;

  • 2 aos 6 anos: uma vez por semestre;

  • A partir dos 7 até o final da adolescência: uma consulta por ano. 

Devo levar meu filho ao pronto-socorro ou marco uma consulta?

O pronto-socorro é um local para emergências e urgências. Expor as crianças a um ambiente contaminado, não é recomendado, ainda mais em tempos de covid-19. Por isso, a não ser que seu filho demonstre sintomas muito graves, o melhor é manter-se em contato com o pediatra no consultório, ele já conhece o histórico e tem as informações necessárias para orientar sobre cuidados e exames necessários. 

A Drogaleste gostaria de homenagear esses profissionais dedicados,  que são tão importantes durante o início de nossas vidas. Obrigado por fazerem com que nossas infâncias fossem mais saudáveis e felizes!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

Veja Mais Postagens