A importância do pediatra para a saúde infantil


Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o acompanhamento com o pediatra até os 16 anos? O dia desse profissional tão importante para a saúde dos nossos pequenos está chegando e, como uma homenagem, vamos falar um pouco sobre a atuação deles na  vida de crianças e adolescentes. 

Acompanhar o desenvolvimento do seu filho é fundamental para garantir uma infância saudável e uma vida adulta sem maiores preocupações. Vacinas, exames de rotina e orientações sobre alimentação são algo que somente os especialistas em bebês e crianças conseguem avaliar da melhor forma. 

As consultas não começam depois que o seu filho nasce…

Quem acha que só deve procurar um pediatra no pós-natal, está enganado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é marcar a consulta já durante o terceiro trimestre de gravidez. 

Essa conversa é a melhor oportunidade para antecipar quaisquer riscos e é tão importante quanto a assistência ao recém-nascido e suas primeiras consultas. Ainda mais se levarmos em conta que os primeiros mil dias de vida (da concepção até os dois anos de idade) são decisivos para a definição da saúde de uma pessoa. 

Uma boa relação entre pais e médico garante uma infância mais saudável. Se você está grávida, não esqueça de agendar uma visita ao pediatra de sua escolha. 

Depois do nascimento

De acordo com a SBP, a quantidade de visitas ao pediatra varia de acordo com a idade. É essencial manter a frequência para ouvir as orientações, esclarecer dúvidas e ficar por dentro da condição de saúde geral do seu filho. 

Frequência ideal, segundo a SBP:

  • 5 a 30 dias de vida: três consultas por mês;

  • 2 aos 6 meses: uma vez por mês;

  • 7 meses aos dois anos: uma visita a cada dois meses;

  • 2 aos 6 anos: uma vez por semestre;

  • A partir dos 7 até o final da adolescência: uma consulta por ano. 

Devo levar meu filho ao pronto-socorro ou marco uma consulta?

O pronto-socorro é um local para emergências e urgências. Expor as crianças a um ambiente contaminado, não é recomendado, ainda mais em tempos de covid-19. Por isso, a não ser que seu filho demonstre sintomas muito graves, o melhor é manter-se em contato com o pediatra no consultório, ele já conhece o histórico e tem as informações necessárias para orientar sobre cuidados e exames necessários. 

A Drogaleste gostaria de homenagear esses profissionais dedicados,  que são tão importantes durante o início de nossas vidas. Obrigado por fazerem com que nossas infâncias fossem mais saudáveis e felizes!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Dores no inverno? Veja dicas para diminuí-las durante a estação

A mudança de temperatura realmente causa desconforto, tanto muscular quanto articular, ainda mais depois de uma certa idade na qual esses problemas pioram.

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais: tudo que você precisa saber sobre a doença

Como forma de aumentar a conscientização sobre essa doença ao redor do mundo, em 2010 a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data..

Deixar o cabelo preso por muito tempo pode trazer problemas?

Manter os cabelos presos pode ser uma alternativa muito mais prática para evitar incômodos. Mas, o penteado tem suas desvantagens.

Os quatro meses do bebê. O que esperar?

Dando continuidade na nossa série sobre o desenvolvimento dos bebês, chegamos ao quarto mês. Confira as transformações dessa fase!

Nada basiquinha: o colorido veio para dominar o olhar!

Chega daquele esfumado tradicional, a moda agora é apostar em sombras coloridas e formatos diferentes para destacar e tornar seu rosto uma obra de arte.

Semana Mundial da Amamentação e a importância do leite materno

Seus principais objetivos são: promover, incentivar e motivar o aleitamento materno por meio do aumento ao acesso às informações sobre o assunto.

Veja Mais Postagens