9 dicas para uma mãe de primeira viagem


A chegada do primeiro filho(a) é uma explosão de sentimentos aos novos papais, mas principalmente para a mãe. Ser mãe de primeira viagem pode gerar muitas dúvidas e cobranças de si mesma, como: “será que vou conseguir cuidar direito do meu filho(a)?”, “será que estou preparada?”.

Sentir essa insegurança é normal, pois, essa é uma experiência nova. E devido às transformações que ocorrem no corpo da mulher, em razão dos hormônios e desejos, é comum que esses questionamentos acabem surgindo.

Para ajudar as futuras mamães, separamos 9 dicas que uma mãe de primeira viagem precisa saber:

1 - Não tenha vergonha de pedir ajuda

Algumas mães se cobram muito, de que precisam dar conta de tudo: da casa, do recém-nascido, da família, ficando exaustas. Mas a verdade é que você não precisa fazer tudo sozinha. 

Muitas das pessoas sentem prazer em ajudar, principalmente nesse momento, mas geralmente não tomam a iniciativa. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda ao companheiro(a), familiares e vizinhos. 

2 - Não compare seu corpo com o de outras mulheres

Durante os nove meses de gestação, o corpo feminino se transforma em uma casa para acolher um novo ser. É normal engordar alguns quilos, inchar, perder alguns fios de cabelo ou ficar muito cansada. 

Evite se criticar durante esse período, e jamais compare seu corpo ao de outras mulheres. Cada organismo reage de uma forma e mesmo na mulher, uma gestação pode ser diferente da outra. Aproveite a experiência e cuide de si mesma com carinho. 

3 - Amamente seu bebê no peito

Vamos falar a verdade: amamentar não é fácil. Muitas mulheres têm uma visão romântica dessa fase e por não estarem preparadas para enfrentar as dificuldades, acabam desistindo de forma precipitada. 

O ato de amamentar, apesar de ser uma das coisas mais lindas da natureza, é um processo cansativo e doloroso, no início. 

Mas não desista, se esforce ao máximo para que a amamentação ocorra, pois, estabelece um vínculo forte entre mãe e filho(a). O leite materno contém diversos benefícios para o bebê, ajudando em sua imunidade e crescimento. Com o tempo, o processo fica mais tranquilo, vindo até mesmo a ser prazeroso. 

4 - Não se culpe por erros

Como tudo na vida, a maternidade tem seu processo natural de aprendizado. Isso significa que você não vai acertar tudo de primeira, e tudo bem com isso. O erro faz parte do aprendizado, então não fique se culpando, nem exija demais de si mesma. 

Entre em grupos de apoio femininos ou converse com amigas que já têm filhos, trocando experiências como um desabafo.

5 - Não julgue outras mães

Muitas mulheres, quando se tornam mães, tendem a julgar o modo de criação de outras crianças. Mas cada criança e cada família possuem uma realidade diferente, não há uma fórmula ou passo a passo que se aplique a todas as situações. Às vezes o ideal para um, não é para o outro.

Então, evite julgar, todas estão em processo de aprendizado. Coloque-se no lugar delas, você não iria gostar de ser julgada e criticada, certo? 

6 - Nunca diga nunca

Durante a gravidez é comum idealizar a educação do seu filho(a), como, por exemplo: não dar chupeta, restringir o açúcar, proibir o uso de celular ou da TV para ver desenhos entre outros. 

Mas, quando a criança nasce, no meio das tarefas do dia-a-dia algumas concessões  podem acabar sendo feitas e está tudo bem, não precisa culpar-se.

7 - Crie o hábito de se arrumar por último

Quando a mulher torna-se mãe, o trabalho passa a ser redobrado e, muitas vezes, sair acaba sendo um problema. Para otimizar seu tempo, cuide primeiro do bebê, para depois se organizar com tranquilidade.

8 - Confie no seu sexto sentido 

Quando se é mãe de primeira viagem, a insegurança pode tomar conta em alguns momentos, fazendo com que você recorra ao conselho de amigas e mães mais experientes. 

Mas, cuidado, às vezes o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, considere seu sexto sentido feminino, sentimento comum da mulher que auxilia a tomar qualquer decisão com cuidado.

9 - Não esqueça de você mesma 

A chegada do bebê é uma grande alegria e muda a vida da mãe, são 24 horas do seu dia que, praticamente, ficam em função do recém-nascido. Entretanto, é preciso saber balancear.

Quando conseguir, assista a um episódio de sua série preferida. Deixe outro responsável pela criança, como pai ou avó, leia um livro e tente relaxar. 

Se você não conseguir ter alguns momentos só seus de tranquilidade pode acabar sobrecarregada e até com a imunidade prejudicada, facilitando algumas doenças como gripe ou resfriado.

Por isso, não esqueça de si mesma. Aproveite muito seu filho (a), mas, ao se cuidar, você também estará zelando por ambos ao mesmo tempo, garantindo saúde e bem-estar.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens