5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão


Quem consegue segurar as crianças em casa durante o verão, época preferida por elas por conta das férias escolares? Mesmo durante a pandemia, muitos pais têm deixado os pequenos brincarem com os coleguinhas e fazerem atividades de lazer ao ar livre, com todos os cuidados necessários. 

Entretanto, as crianças não estão imunes a certos tipos de doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente nessa época do ano. E você sabe quais são essas doenças?

Para que os pais fiquem atentos, reunimos os principais problemas dermatológicos que podem prejudicar os filhos durante os dias mais quentes do ano. Confira!

1 - Micoses

Transpiração, calor e umidade podem causar o surgimento de fungos que atingem a pele, os cabelos e as unhas, ocasionando micoses nos pequenos. Mas não precisa se preocupar, porque o tratamento costuma ser simples, com cuidados necessários para que a região afetada esteja sempre seca, além do uso de cremes antifúngicos por até 15 dias. 

Também é importante manter a boa higiene e, por isso, recomenda-se que os responsáveis ajudem as crianças na hora do banho, para que todas as áreas atingidas pela micose sejam higienizadas corretamente - e até mesmo para evitar o surgimento do problema. 

2 - Piolho

Quem não conhece alguma criança que teve piolho, que levante a mão! A transmissão da pediculose - nome correto da doença - acontece por contato direto entre as crianças que costumam sentir coceiras na cabeça ao menor sinal de contágio. Essas coceiras podem se tornar intensas e, quando não tratadas rapidamente, podem causar ferimentos no couro cabeludo.

Os pais devem conversar com as crianças para que evitem compartilhar com os amiguinhos bonés, toalhas, escovas para cabelos entre outros itens. Dessa forma, é possível evitar a transmissão da doença e evitar a proliferação do inseto transmissor.

3 - Hiperidrose

Devido às altas temperaturas, é comum as pessoas, inclusive as crianças, transpirarem mais do que o habitual nos dias quentes. Porém, quando o suor em excesso acontece, inclusive quando a temperatura está mais amena, os pais precisam verificar se a criança não apresenta sintomas de hiperidrose.

O principal deles é a desidratação. Oferecer água e sucos para que as crianças bebam frequentemente é a melhor forma de os responsáveis evitarem o desenvolvimento da hiperidrose. Pele oleosa e queixas de sensação de calor e de abafamento são outros sintomas comuns que os pequenos podem apresentar. 

4 - Molusco

Um tipo de infecção que costuma ser comum entre as crianças. Trata-se de pequenas lesões que podem ser confundidas com espinhas ou bolinhas brancas de gordura. Transmitido por contato direto, o molusco contagioso é mais comum entre crianças com pele seca e alergias.

Em caso de sinais dessa infecção, os pais devem levar a criança ao médico para que um tratamento medicamentoso seja realizado. Também é importante que a criança evite coçar as lesões. 

5 - Brotoeja

Muito comum em bebês, a brotoeja é uma dermatite inflamatória causada pelo fechamento das glândulas do suor. Costumam ter o aspecto de bolinhas de água na cor vermelha e podem causar coceira nas crianças.

Para evitar esse problema, o recomendado é que os pequenos estejam sempre em locais frescos e arejados e usem roupas leves, principalmente no verão. 

Agora que você conhece algumas das principais doenças de pele comuns entre as crianças durante o verão vai ser muito mais fácil identificar seus sinais e sintomas. Na dúvida, procure por um especialista que poderá dar o diagnóstico preciso para o problema da sua criança. 

Crédito da imagem: YSach

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

Veja Mais Postagens