5 principais doenças de pele, cabelos e unhas comuns entre as crianças no verão


Quem consegue segurar as crianças em casa durante o verão, época preferida por elas por conta das férias escolares? Mesmo durante a pandemia, muitos pais têm deixado os pequenos brincarem com os coleguinhas e fazerem atividades de lazer ao ar livre, com todos os cuidados necessários. 

Entretanto, as crianças não estão imunes a certos tipos de doenças de pele, cabelo e unhas que costumam atingi-las principalmente nessa época do ano. E você sabe quais são essas doenças?

Para que os pais fiquem atentos, reunimos os principais problemas dermatológicos que podem prejudicar os filhos durante os dias mais quentes do ano. Confira!

1 - Micoses

Transpiração, calor e umidade podem causar o surgimento de fungos que atingem a pele, os cabelos e as unhas, ocasionando micoses nos pequenos. Mas não precisa se preocupar, porque o tratamento costuma ser simples, com cuidados necessários para que a região afetada esteja sempre seca, além do uso de cremes antifúngicos por até 15 dias. 

Também é importante manter a boa higiene e, por isso, recomenda-se que os responsáveis ajudem as crianças na hora do banho, para que todas as áreas atingidas pela micose sejam higienizadas corretamente - e até mesmo para evitar o surgimento do problema. 

2 - Piolho

Quem não conhece alguma criança que teve piolho, que levante a mão! A transmissão da pediculose - nome correto da doença - acontece por contato direto entre as crianças que costumam sentir coceiras na cabeça ao menor sinal de contágio. Essas coceiras podem se tornar intensas e, quando não tratadas rapidamente, podem causar ferimentos no couro cabeludo.

Os pais devem conversar com as crianças para que evitem compartilhar com os amiguinhos bonés, toalhas, escovas para cabelos entre outros itens. Dessa forma, é possível evitar a transmissão da doença e evitar a proliferação do inseto transmissor.

3 - Hiperidrose

Devido às altas temperaturas, é comum as pessoas, inclusive as crianças, transpirarem mais do que o habitual nos dias quentes. Porém, quando o suor em excesso acontece, inclusive quando a temperatura está mais amena, os pais precisam verificar se a criança não apresenta sintomas de hiperidrose.

O principal deles é a desidratação. Oferecer água e sucos para que as crianças bebam frequentemente é a melhor forma de os responsáveis evitarem o desenvolvimento da hiperidrose. Pele oleosa e queixas de sensação de calor e de abafamento são outros sintomas comuns que os pequenos podem apresentar. 

4 - Molusco

Um tipo de infecção que costuma ser comum entre as crianças. Trata-se de pequenas lesões que podem ser confundidas com espinhas ou bolinhas brancas de gordura. Transmitido por contato direto, o molusco contagioso é mais comum entre crianças com pele seca e alergias.

Em caso de sinais dessa infecção, os pais devem levar a criança ao médico para que um tratamento medicamentoso seja realizado. Também é importante que a criança evite coçar as lesões. 

5 - Brotoeja

Muito comum em bebês, a brotoeja é uma dermatite inflamatória causada pelo fechamento das glândulas do suor. Costumam ter o aspecto de bolinhas de água na cor vermelha e podem causar coceira nas crianças.

Para evitar esse problema, o recomendado é que os pequenos estejam sempre em locais frescos e arejados e usem roupas leves, principalmente no verão. 

Agora que você conhece algumas das principais doenças de pele comuns entre as crianças durante o verão vai ser muito mais fácil identificar seus sinais e sintomas. Na dúvida, procure por um especialista que poderá dar o diagnóstico preciso para o problema da sua criança. 

Crédito da imagem: YSach

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

O Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil é uma importante data para conscientizar os pais sobre o diagnóstico precoce da doença. Saiba mais!

Prisão de ventre: por que mulheres sofrem mais com esse problema?

A prisão de ventre é um problema muito mais comum do que imaginamos, por isso trouxemos os principais sintomas e cuidados em nosso texto de hoje. Confira!

Como adaptar 5 ambientes da casa para idosos e evitar acidentes

A maior taxa de acidentes com idosos são em suas próprias residências, evite isso e faça adaptações na sua casa para proteger quem você ama. Saiba mais!

5 dicas de como incentivar a criançada a comer melhor!

A hora de comer é a mais importante para seus pequenos e para tornar a hora da refeição mais prazerosa, separamos cinco dicas superbacanas, vem ver!

Fevereiro Roxo e Laranja: alerta para 4 tipos de doenças

Fevereiro é o mês das cores roxo e laranja para alertar a população sobre quatro doenças graves. Leia a matéria na íntegra e conheça quais são elas.

5 dicas para fazer a coloração dos cabelos durar mais!

Venha conferir as cinco dicas que a DrogaLeste preparou para seus cabelos, com informações importantes para um cabelo saudável e colorido por mais tempo!

Veja Mais Postagens