5 passos essenciais para seu filho comer melhor


Fazer com que as crianças se alimentem de forma saudável nem sempre é fácil. Conforme a idade vai passando, alguns tornam-se teimosos dificultando esse processo. Além disso, os pequenos podem apresentar a chamada “neofobia”, que é o medo de provar novos alimentos. 

Segundo, a pesquisadora e professora associada da Faculdade de Saúde Pública da USP e parceira do Comitê Umami, Dra. Sonia Tucunduva Philippi, é normal que isso aconteça. “Deve-se insistir na oferta e programar o alimento recusado em uma nova oportunidade, sem desistir. Lembre-se que existem preferências e aversões pelas comidas e que ambas situações precisam ser tratadas com paciência, considerando os momentos e oscilações do apetite”, ressalta a pesquisadora.

Para ajudar nessa tarefa, reunimos cinco dicas e maneiras de fazer a hora da alimentação mais divertida. 

1 - Prato mais colorido

Como as crianças adoram objetos coloridos, a dica é usar a coloração dos alimentos para chamar a atenção dos pequenos. A questão visual mexe muito com a criança, então na hora de montar a refeição é preciso deixá-la atrativa aos olhos para que seja também ao paladar.

Existem diversos legumes e verduras com cores diferentes como a beterraba, cenoura, brócolis, rabanete entre outros. Faça com que o prato fique harmonioso com as diversas opções, no YouTube há vários vídeos que podem ajudar na montagem.

2 - Dê o exemplo aos pequenos

Na hora da alimentação, os pais ou responsáveis precisam dar o exemplo a criança. Não adianta incentivar que o pequeno coma vegetais, se a própria pessoa não coloca um brócolis no prato. O comportamento dos pequenos é um reflexo dos adultos. 

“Esses hábitos são construídos na infância e a família deve estabelecer regras de convívio, impondo limites de quantidade de refeições, mas sem medidas autoritárias, proibições e castigos. Em uma certa idade, eles começarão a construir sua identidade alimentar, dando espaço para seus prediletos, e os pais e cuidadores precisam trabalhar positivamente nas possíveis neofobias e na construção de um padrão saudável”, explica Dra. Sonia.

3 - Inclua alimentos saborosos nas refeições

De acordo com a pesquisadora, as crianças possuem um paladar mais apurado e seletivo. Por isso, para diversificar a alimentação, é preciso incluir gostos que se combinam, como doce e salgado ou o umami (um dos cinco gostos básicos do paladar humano). 

“Harmonizar os alimentos certos pode ser uma excelente estratégia para tornar o prato mais atraente. Faça um teste: ofereça uma alface crespa e acrescente opções umami: tomate cereja, milho cozido, cogumelo paris ou queijo parmesão ralado. Além de colorido, fica muito mais saboroso”, exemplifica.

4 - Atente-se às reações da criança

Conforme novos alimentos forem apresentados a garotada, é preciso atentar-se às reações que eles terão. Desde o momento em que as refeições estão sendo preparadas, as porções que são oferecidas, o tipo da comida e a autonomia do pequeno ao comer.

São durante essas ações que os pais podem notar o comportamento da criança e tentar ajudar, oferecendo o alimento de outra maneira. Por exemplo, ele pode rejeitar a batata assada, mas aceitar quando cozida ou em forma de purê.

5 - Deixe a criança colocar a mão na massa

Colocar os filhos para ajudar no preparo das refeições é uma ótima maneira de aguçar a vontade de comer os alimentos que eles mesmos vão cozinhar. Quando fazem parte desse processo conseguem ter mais interesse na alimentação.

“Eles tornam-se capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, desenvolver maior raciocínio de causa e efeito, de classificar, reclassificar, generalizar e adotar como hábito alimentar”, ressalta a Dra. Sônia.

--

Fazer com que os filhos se alimentem de forma saudável é uma tarefa que exige disciplina. Haverão dias em que eles vão bater o pé para não querer comer determinada comida, mas os pais devem incentivar que a alimentação seja repleta de nutrientes para auxiliar no crescimento. Coloque em prática nossas dicas com seus filhos e veja como a relação deles com as refeições podem mudar. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

Veja Mais Postagens