5 dicas para se prevenir das estrias durante a gravidez

Muitas mulheres ficam com medo de que as estrias apareçam durante ou após a gestação. Afinal, com o aumento de peso e o crescimento do bebê, a pele se estica e essas cicatrizes se tornam comuns. 

No entanto, é possível prevenir que elas apareçam durante esse período. Confira as dicas!

Por que aparecem estrias na gravidez?

As estrias são cicatrizes formadas pelo rompimento das fibras de colágeno e da elasticidade, provocadas pelo estiramento da pele. Por isso, é comum que elas surjam durante a gravidez, quando o corpo da mulher passa por diversas transformações, especialmente na barriga e nos seios.

Existem ainda alguns fatores como alterações hormonais, hereditariedade, idade, ganho e perda de peso (efeito sanfona) e hidratação insuficiente que facilitam o surgimento das estrias.

Devido ao crescimento do bebê e ganho de peso, essas marcas costumam surgir com mais frequência a partir da 25ª semana de gestação. A boa notícia é que, por serem recentes, podem ser tratadas e até removidas com mais facilidade, se a mulher usar os produtos certos e acompanhar as dicas de prevenção.

Como evitar as estrias na gravidez?

1. Hidrate com cremes e óleos corporais

A falta de hidratação adequada reduz a elasticidade da pele, favorecendo o aparecimento das estrias. O ideal é contar com óleos corporais e cremes hidratantes ricos em Vitamina E, pois essa substância, além de firmar a pele, ainda possui ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce. Essas loções devem ser usadas diariamente na barriga, seios, pernas e glúteos. 

2. Beba muita água

Quase 70% do nosso corpo é água e a falta dela prejudica várias funções, entre elas a hidratação da pele. Por isso, a desidratação, principalmente durante a gestação, na qual o consumo de água pelo corpo é maior, é um fator crítico para o surgimento das estrias. Mas, não adianta sair tomando galões de água, o ideal para uma pessoa saudável é ingerir cerca de 35 ml por quilo de peso corporal, lembrando que água não deve ser substituída por outros líquidos, como refrigerantes.

3. Faça massagens

Para aplicar os cremes e óleos, a massagem também é fundamental no combate às estrias na gravidez. Além de dar mais elasticidade para a pele, também ajuda na circulação sanguínea e pode ser feita diariamente nas regiões mais afetadas. Se for procurar um profissional, avise-o que está grávida e solicite apenas os procedimentos e produtos adequados para gestantes.

4. Use roupas íntimas apropriadas

Usar peças muito justas prejudica sua circulação sanguínea, o ideal é utilizar roupas largas e de algodão. Existem roupas íntimas apropriadas para este período, que seguram a barriga e as mamas, reduzindo assim as chances de aparecerem estrias durante a gravidez.

5. Controle o peso

É comum que os hormônios interfiram no aumento de apetite, fazendo com que a mulher coma mais e ganhe peso além do necessário. Lembrando que quanto maior o ganho de peso, maiores as chances de aparecimento das estrias. Portanto a alimentação saudável é fundamental não apenas para a mamãe como também para o desenvolvimento do bebê. Controlar o peso não significa fazer regimes restritos e sim manter uma dieta equilibrada e rica em verduras, legumes, frutas e carnes brancas, evitando gorduras e açúcares.


Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!