Outubro Rosa: conscientize-se!

A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente com o objetivo de conscientizar sobre as questões que envolvem o câncer de mama. Somente para 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima a ocorrência de mais de 66 mil novos casos de câncer nos seios.

É muito importante saber que quanto mais cedo é detectado o câncer de mama, aumenta-se a possibilidade de tratamento e de cura da doença. Saiba mais sobre o assunto:

Origem do Outubro Rosa

Em 1990 foi realizada a primeira edição da “Corrida pela Cura”, feita pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, com o objetivo de divulgar mais a prevenção e tratamento dessa patologia. Os participantes ganharam um pequeno laço rosa para simbolizar a ação.

Com o tempo, as ações relacionadas à prevenção e câncer de mama foram ganhando força em todo o mundo e o laço rosa tornou-se o símbolo de luta contra a enfermidade.

O câncer de mama

O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se forma pela multiplicação desordenada de células da mama.

Entre o sintomas dessa doença, a principal está a presença do tumor que geralmente surge sem motivo aparente no seio e não causa dor. Com relação aos outros sintomas, são eles:

• Alterações nos mamilos;

• Pele da mama avermelhada;

• Saída de líquido das mamas;

• Nódulos nas axilas ou pescoço.

É importante que a mulher conheça seu corpo e sempre observe qualquer mudança. Por isso, realizar consultas no ginecologista são fundamentais. Esse profissional consegue detectar qualquer anormalidade e ainda pedir a realização de exames para constatar como está a saúde feminina.

Para a investigação do câncer de mama, o INCA informa que, além do exame clínico da mamas, outros como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética podem ser solicitados pelo médico.

Tratamento

Quando confirmado o diagnóstico de câncer de mama, o tratamento será avaliado pelo médico levando em conta as condições de cada paciente já que dependerá da fase em que a doença está (estadiamento) e o tipo de tumor. Alguns deles são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Vale ressaltar que quando descoberto no início, o tratamento conta com um potencial curativo maior. Nos casos de metástases, o foco é prolongar e melhorar a qualidade de vida da paciente.

Prevenção do câncer de mama

O câncer de mama pode surgir em qualquer mulher, principalmente se houver predisposição genética (quando alguém da família já teve a doença). Até mesmo em homens essa enfermidade pode ser detectada, mas de maneira rara.

Alguns fatores auxiliam a levar uma vida mais saudável e reduzir a chance de surgir um nódulo. Entre as formas de prevenção, estão:

Alimentação rica em nutrientes e vitaminas

É recomendado que a alimentação tenha uma diversidade de pratos, dando preferência aos alimentos mais naturais que proporcionam saúde e bem-estar.

Realizar a prática de alguma atividade física

Não podemos ficar com o corpo parado, é preciso dizer não ao sedentarismo. Há diversas opções de atividades físicas para você praticar e, assim, movimentar seu corpo. Pode ser caminhada, corrida, natação, pilates, musculação entre outros. A atividade física vai auxiliar na saúde e fortalecimento do corpo e imunidade.

Fazer consultas regularmente ao ginecologista (pelo menos uma vez ao ano)

Com a chegada da maturidade, as consultas ao ginecologista precisam ser realizadas pelo menos uma vez ao ano.

Como o câncer de mama possui mais chances de cura quando o diagnóstico é feito no estágio inicial, o acompanhamento do ginecologista torna-se indispensável, por isso mantenha seu calendário de consulta de forma regular.

Controlar o peso, evitando a obesidade

A obesidade está ligada ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, hipertensão entre outras. No caso do câncer de mama, o sobrepeso conta como fator de risco após a menopausa. Fique de olho no seu peso!

Previna-se, cuide bem de sua saúde e observe qualquer mudança em suas mamas para buscar ajuda médica o quanto antes.