Olheiras: mitos e verdades


A pele em volta dos olhos é de três a cinco vezes mais fina que a do resto do rosto. Por isso é muito mais sensível, delicada e propícia aos sinais do envelhecimento e outros problemas como as olheiras. Essas são consideradas as grandes vilãs das mulheres e, apesar de não terem cura, podem ser tratadas e amenizadas com os produtos certos.

Mas, afinal, quais são as suas causas? Sono ruim? Alimentação? Genética? E como tratá-las? Pepinos nos olhos, será que resolve? Chá de camomila? Existem muitas histórias que rodeiam o surgimento das olheiras e suas terapias, mas é necessário distinguir o que é verdade e o que é mito.. 

“As olheiras mais violáceas ou mesmo as mistas com tons acastanhados e arroxeados podem surgir por noites mal dormidas, por excesso de bebida alcoólica, tabagismo, na TPM entre outras causas”, comenta a Dra. Claudia Marçal, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). 

Para auxiliar a compreender as causas e tratamentos das olheiras, nesta matéria serão desvendados os principais mitos e verdades sobre o surgimento das olheiras. Confira abaixo!

1. As olheiras são causadas apenas pela falta de sono

Falso. É fato que a falta de sono causa a dilatação dos vasos sanguíneos sob a pele, logo não dormir o suficiente pode aumentar a aparência das olheiras. Mas, não se trata só disso. Existem muitos fatores que podem fazer com que elas fiquem mais escuras, como má alimentação, estresse, estilo de vida e outros fatores. 

2. Olheiras podem ser hereditárias

Verdade. Outra causa das olheiras pode ser a genética. Determinados grupos étnicos apresentam esse sinal ainda mais forte como descendentes de árabes, turcos e povos indianos, por conta do acúmulo de melanina natural nessa região.

3. Cigarro e bebidas alcoólicas pioram as olheiras

Verdade. O cigarro possui toxinas que reduzem a oxigenação, causando a desidratação da pele e má circulação do sangue. Por sua vez, o álcool, quando consumido em grande quantidade, também resseca a pele e contribui para a retenção de líquido. Ambos resultam na coloração escura inchaço abaixo dos olhos. 

4. Alguns alimentos fazem as olheiras se acentuarem 

Verdade. A alimentação inadequada, rica em gorduras trans e açúcares, assim como o baixo consumo de folhas, vegetais e frutas pode levar à deficiência de vitaminas importantes para manter a integridade da pele e sua boa circulação. Por isso, uma má alimentação pode fazer com que as olheiras fiquem ainda mais escuras e acentuadas.

5. Bronzeamento esconde as manchas escuras

Falso. Muitas pessoas acreditam que a exposição da pele ao sol ajudará a melhorar a aparência das olheiras. No entanto, isso não apenas piora a situação em curto prazo, tornando-as mais escuras, como também a longo prazo, fazendo com que a pele fique mais fina e pigmentada. E isso não é tudo – expor a pele aos raios solares pode causar efeitos nocivos, como envelhecimento precoce e aumento do risco de desenvolver câncer. Por isso, o ideal é manter a pele e os olhos protegidos com protetores solares.

6. Chá de camomila ajuda a diminuir a olheira

Verdade. A camomila tem um poder calmante, além de possuir ação anti-inflamatória e ser um drenante natural. Quando inseridas geladas sob os olhos, as compressas com chá de camomila promovem vasoconstrição, diminuindo então o efeito das olheiras no rosto.

7. É possível reduzi-las com cremes

Verdade. Existem centenas de opções de cremes eficazes no tratamento das olheiras que atendem às mais diversas necessidades. Existem cremes com vitamina C para clarear a pele, produtos para a construção de colágeno e até aqueles com cafeína que ajudam a contrair os vasos sanguíneos. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens