pes

Micose: veja como se prevenir desse incômodo comum no verão

O verão é uma época com características de calor e chuvas, condições ideais para a proliferação de fungos causadores de micose. Esse problema se torna muito comum nessa época do ano devido também à maior frequência em praias, clubes e piscinas. 

A contaminação é favorecida pelo excesso de calor, pelo compartilhamento de roupas e toalhas, uso de sapatos fechados e por ficar com as roupas de banho durante o dia inteiro. Mas é possível preveni-la, confira! 

O que é micose?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Elas são mais frequentes no verão por conta das condições de calor e umidade, fatores fundamentais para o desenvolvimento dos fungos. 

A SBD mostra os quatro tipos principais de micoses causadas por fungos:

  • Candidíase: esse tipo pode ocorrer nas regiões oral, vaginal, peniana e intestinal, provocando coceira, manchas vermelhas e secreção esbranquiçada.
  • Pitiríase versicolor: manchas brancas, descamativas, que podem surgir tanto em grupo quanto isoladas. Aparecem normalmente na parte superior dos braços, rosto, pescoço e tronco. O nome se dá porque também podem ocasionalmente se apresentar como manchas avermelhadas ou escuras.
  • Tineas (tinhas): manchas vermelhas que surgem de dentro para fora e possuem bordas bem definidas, podendo se apresentar com pequenas bolhas e crostas. A coceira é um sintoma comum. 
  • Onicomicoses: é um tipo de micose no qual a unha se descola e se torna mais espessa. Pode ocorrer também mudança na sua cor e forma.

Se você sentir algum sintoma como coceira, inflamação ou descamação da pele e deformação nas unhas, você pode estar com uma micose. Se ela não for tratada de forma correta, pode se tornar bastante incômoda e dolorosa. Por isso, procure um dermatologista.

Como se prevenir?

Se a pessoa já estiver contaminada, o tratamento pode ser feito com uso de pomadas, cremes ou, em casos mais graves, com antifúngicos orais. Porém, todos eles devem ser utilizados apenas com a prescrição do médico especialista. A automedicação é perigosa e pode contribuir para aumentar a resistência dos fungos aos remédios.

Ainda assim, o melhor tratamento para a saúde da sua pele é prevenir essa doença. Confira como:

Mantenha a pele limpa e seca

Ter uma boa higiene pessoal é uma forma de deixar os fungos afastados. Manter a pele limpa e seca é uma das melhores maneiras de prevenir infecções e micoses. Por isso, lave o corpo regularmente e seque bem antes de vestir as roupas.

Troque suas roupas íntimas e meias diariamente

Roupas que ficam suadas ou em contato com o corpo, como roupas íntimas e meias, devem ser trocadas todos os dias e, também, após exercícios físicos. Quando for à academia ou fazer uma caminhada, coloque roupas limpas e leves. 

Seque os sapatos com suor

Sapatos fechados e tênis podem criar um ambiente perfeito para os fungos proliferarem, especialmente no clima quente e úmido do verão. Por isso, se possível, deixe os calçados secarem um pouco ao sol e utilize talco que ajuda a absorver a humidade.

Troque suas roupas depois de nadar

Se você passar um tempo na piscina ou na praia, troque as roupas de banho úmidas por roupas limpas e secas. Assim, você evita as infecções por fungos que podem surgir nas áreas íntimas.

Não compartilhe itens pessoais

Não empreste e nem deixe que outras pessoas usem suas roupas, toalhas, escovas de cabelo, equipamentos esportivos ou outros itens pessoais. Se alguém contaminado utilizar antes de você, pode disseminar a doença.

Use chinelos em chuveiros e banheiros públicos

Muitas pessoas passam por esses locais e a proliferação dos fungos é grande. Por isso, proteja seus pés usando chinelos sempre que precisar se banhar ou usar um banheiro público.

Cuide do seu sistema imunológico

Cuidar do seu corpo, se alimentando com uma boa dieta, fazendo exercícios e descansando o suficiente são algumas formas de manter seu sistema imunológico equilibrado. Um corpo saudável tem mais chances de manter as micoses longe. 

Se você quer mais dicas de saúde e beleza, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem alguma sugestão ou gostaria de dicas sobre um assunto específico? Entre em contato com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!