Blog-Tecnicas de meditacao que vao ajudar a passar o estresse

Meditação na quarentena: ótima opção para aliviar o estresse e ansiedade

Quanto mais tempo passamos dentro de casa, a ansiedade e o estresse tendem a aumentar. Afinal, são tantas informações, nem sempre verdadeiras, mudanças nas rotina, convivência 24 horas com os parentes, trabalho, lição de casas dos filhos, que não é muito difícil de perder o controle emocional. 

Mesmo antes de entrarmos em quarentena, a rotina já é estressante e as pessoas já estão muito mais propensas a ter ansiedade, depressão entre outros. E as circunstâncias atuais estão apenas contribuindo para isso. Então, cuidar da saúde mental nesse momento, é imprescindível. 

Uma atividade que ajuda bastante a acalmar, diminuir a ansiedade e trazer conforto e bem-estar é a meditação. Existem estudos que comprovam os benefícios que a prática traz para o seu corpo. Se você nunca praticou, então esse é um momento muito bom para começar tirando 5 minutinhos do seu dia para experimentar. Meditar é ensinar a mente a manter o foco no presente, equilibrando as emoções, além de ajudar a superar crises e pensar melhor sobre nossas ações. 

Para iniciar o exercício, você deve escolher um lugar em sua casa que esteja tranquilo, sem muito barulho. Desligue o celular ou coloque no silencioso e bloqueie tudo que possa se tornar uma distração. Depois, escolha uma posição confortável, têm pessoas que fazem sentadas com as pernas cruzadas, mas é possível fazer deitado ou até em pé. O principal é que você esteja confortável. 

Agora, vamos às técnicas que você pode usar. 

O poder da respiração

Percebe que, toda vez que estamos ansiosos, irritados ou estressados, ficamos ofegantes? Retomar o controle da sua respiração é a primeira coisa que você precisa fazer para uma meditação bem-sucedida. Comece percebendo o ar entrar e sair, inspirando profundamente e expirando de forma demorada. Preste atenção em quais partes do seu corpo que estão se movendo com esse fluxo. 

Sua cabeça pode querer se distrair, mas não se prenda a nenhum pensamento. Persista, foque em seu organismo, sentindo seus músculos e as sensações no seu corpo ou seja, resgate o foco quando ele fugir. É comum acontecer nas primeiras vezes, mas conforme você tornar isso um hábito, seu desempenho melhora. 

Ative o seu paladar

Realizamos diversas tarefas do dia a dia sem prestar realmente atenção em todas elas. Quando adotamos exercícios de mindfulness, o estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente, na nossa vida, podemos aplicar a situações como refeições, por exemplo. Experimente com uma fruta, lave como se estivesse descobrindo o tato, percebendo suas características físicas como cor, formato, peso…

Sinta seu aroma. Quando for dar uma mordida, explore todas as texturas, preste atenção a cada sabor que identificar. Faça da mastigação um ritual lento, com pequenos pedaços de cada vez. Essa estratégia é extremamente útil como forma de meditação para ansiedade. Geralmente, pessoas ansiosas têm muita dificuldade de se situar no presente. Um objeto que está fora do corpo, representa um recurso para o controle dos pensamentos e concentração no “agora”.

Banho e meditação

Observe que falamos de atividades para ser incorporadas no dia a dia, apenas propondo que você aplique foco e sair do modo “distraído”. O banho é uma ótima oportunidade para meditar, porque você tem privacidade e faz parte da rotina. Por isso, durante o seu próximo, sinta a temperatura da água em contato com a pele. Inspire cada aroma dos produtos que você usa. Perceba o toque da espuma. Em cada gesto que você realizar, esteja presente.

Atenção plena

Praticar a meditação é bem simples e acessível. Pede apenas uma observação mais dedicada e é possível aplicar nas mais diversas circunstâncias. Você pode fazer isso enquanto prepara o café, ao beber um copo d’água ou, até mesmo, passando roupa. Basta você prestar atenção na sua interação com o ambiente, controlando sua respiração. 

Se você começar hoje mesmo, em um mês já verá resultados e vai descobrir que ela é muito simples e natural. Além de estar se sentindo mais calma, menos ansiosa e estressada.

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