Entenda como a endometriose afeta a saúde da mulher


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose atinge 15% das mulheres em idade fértil no mundo. Essa patologia é conhecida por causar náuseas e cólicas muito fortes durante o ciclo menstrual. 

Por mais que pareça uma enfermidade simples, a endometriose é difícil de ser diagnosticada, já que muitas vezes é confundida com crises de cólica.

A descoberta é feita geralmente quando a mulher deseja ficar grávida, pois, a doença pode comprometer a fertilidade. 

O que é a endometriose?

É uma condição em que o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, passa a crescer em outros locais como bexiga, ovários, intestino entre outros. Costuma surgir em pessoas que possuem uma tendência genética e, além de causar muita dor na região pélvica, apresenta sintomas como:

  • Dores nas relações sexuais com penetração;

  • Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual;

  • Infertilidade;

  • Fadiga;

  • Diarreia, especialmente no período menstrual.

Importância do diagnóstico

A endometriose, como já citado, pode gerar infertilidade Muitas vezes, mesmo utilizando técnicas de reprodução assistida ou fertilização in vitro, as chances de ficar grávida são menores em relação às pessoas que não tem a enfermidade.

Além da gravidez, a importância do diagnóstico diz respeito à qualidade de vida da paciente já que os sintomas interferem na realização das tarefas do cotidiano. 

Quando a enfermidade não é diagnosticada cedo pode gerar complicações como sangramento intestinal, obstrução e até câncer de ovário.

Portanto, é preciso ficar atenta quando as cólicas menstruais causam dor de forma extrema, impossibilitando atividades comuns. O recomendado é consultar um ginecologista que vai analisar e diagnosticar o caso, indicando o tratamento adequado.

Melhores tratamentos para endometriose

A endometriose possui diferentes tratamentos dependendo do grau da doença. Para casos mais leves, a medicação consegue controlar e minimizar as dores. Em casos intermediários, pode ser necessário a realização de cirurgia, além de medicamentos.

A cirurgia retira as áreas do organismo que foram afetadas pelo desenvolvimento da endometriose. Em casos muito extremos, pode ser necessário a retirada dos dois ovários. 

Cada tipo de tratamento vai depender da idade da paciente, gravidade dos sintomas, da patologia e se ela deseja ter filhos.

Infelizmente, por enquanto, não existe a cura permanente da endometriose. Dessa forma, o acompanhamento com o ginecologista é primordial para os cuidados com a doença.

Alimentação pode ajudar com a endometriose 

Juntamente com os medicamentos, a alimentação pode ser uma poderosa aliada para ajudar a amenizar as dores causadas pela endometriose:

  • Verduras, devido às fibras;

  • Frutas vermelhas, pois possuem ação antioxidante;

  • Frutas cítricas que são anti-inflamatórias;

  • Peixes como atum e sardinha, devido ao ômega 3;

  • Chá de camomila, efeito calmante para o corpo;

  • Castanhas e amêndoas sem sal, também com ação anti-inflamatória.

Sentir dor não é normal. Por isso, sempre procure o seu ginecologista a qualquer sinal!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens