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Dicas para manter a imunidade lá em cima

A resistência do ser humano a enfermidades depende totalmente do bom funcionamento de seu sistema imunológico, o conjunto de estruturas responsável por fazer a defesa do nosso organismo contra invasores como vírus, bactérias e outros agentes que possam causar doenças. 

Esse sistema tem duas formas de resposta: Inato, ou seja, que nasce com a gente, como cílios, pele, secreções, plaquetas, suco gástrico e células de defesa. Quando esse sistema é insuficiente, entra em campo o sistema adquirido (ou adaptativo), que são células protetoras adquiridas ao longo da vida. 

Se você sofre com muitas viroses, gripes, resfriados e outras doenças, pode ser que seu organismo esteja enfraquecido, não produzindo defesas suficientes. Dado o cenário atual, da pandemia da covid-19, manter suas defesas fortificadas é muito importante.

Levando tudo isso em conta, trouxemos para você algumas dicas para manter a imunidade em dia!

Fazer exercícios

Praticar atividades físicas regularmente é importante para diversas áreas do organismo, inclusive para a imunidade. Um estudo realizado no King’s College de Londres e na Universidade de Birmingham concluiu que os exercícios aumentam a oxigenação das células, fortificando-as. 

Porém é importante lembrar que toda atividade física é, também, uma agressão ao corpo, por gerar um processo inflamatório. Por isso, se você exagerar, o seu sistema imunológico pode piorar ao invés de melhorar. 

Dormir bem

Qualquer sistema precisa de manutenção, certo? Por causa disso, o sono é tão importante, durante as horas que estamos dormindo, nosso organismo promove reparos primordiais para nossas defesas naturais.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono, em São Paulo, dormir pouco prejudica a criação de células protetoras. Isso acontece porque a falta de descanso aumenta a liberação de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. 

Alimentação saudável

A boa alimentação, assim como exercícios, ajuda a regular diversas áreas do corpo humano principalmente, porque nosso organismo necessita de nutrientes para funcionar como um todo, inclusive para desenvolvimento de anticorpos. Por esse motivo, você deve consumir mais alimentos naturais e evitar aqueles produtos super processados e com muitos químicos. Separamos as principais vitaminas para ajudar:

Vitamina A: alimentos de origem animal como leite e ovos, vegetais folhosos como couve e brócolis e legumes alaranjados, como cenoura e abóbora.

Vitamina B2: encontrada em leite, carnes, ovos, amendoim, nabo, couve, vagem e acelga.

Vitamina B6: presente em batatas, banana, abacate, atum, salmão, semente de girassol e peito de frango.

Vitamina C: principalmente em frutas como abacaxi, laranja, limão, acerola, goiaba, tangerina, morango, caju e kiwi ou em legumes e verduras, como pimentão, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e acelga.

Zinco: suas fontes são carne vermelha, ostras, camarão, peixe, fígado, cereais, castanhas, legumes e tubérculos.

O ideal é obter essas vitaminas através da boa alimentação, mas infelizmente isso nem sempre é possível, por uma série de fatores. A boa notícia é existem complexos vitamínicos no mercado que ajudam a suplementar parte da nossa necessidade diária de vitaminas e minerais com combinações específicas para cada necessidade, idade e sexo.

Dê risada

Assim como o estresse prejudica, o sorriso traz benefícios para seus anticorpos. Isso acontece, porque as risadas liberam um hormônio chamado endorfina, que estimulam o sistema imune, já que elas promovem uma sensação de bem-estar e positividade geral, que diminui o efeito do cortisol e da adrenalina. 

Por isso, durante essa quarentena, sempre procure motivos para dar risadas!

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática assim que possível e aumente sua proteção natural contra a covid-19 e muitas outras doenças!

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