Dicas de como manter a saúde mental na quarentena

Desde segunda-feira, o país inteiro entrou em um movimento de busca pelo isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus. Muitas  empresas começaram o regime home office e as pessoas estão evitando sair na rua, somente em momentos que são necessários e todo mundo entrou oficialmente em quarentena. A princípio, não parece tão ruim, afinal, vamos ficar em casa, mas não é bem assim. 

A revista científica “The Lancet”, publicou este mês uma pesquisa sobre os efeitos psicológicos da quarentena durante o período da epidemia de SARS, a síndrome respiratória aguda que surgiu em 2002. De acordo com esse levantamento, 29% das pessoas apresentaram sintomas de estresse pós-traumático, enquanto 31% tiveram depressão depois do período. 

Esse é um efeito colateral da pandemia que estamos vivendo que não pode ser ignorado. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para ajudar você a manter a sua saúde mental durante esse período de isolamento social. 

Fique informado, mas nem tanto

Você deve estar informado sobre o panorama geral da situação, certo? Porém, não precisa ficar checando os sites de notícias a cada cinco minutos. Um dos maiores contribuintes para a ansiedade é justamente o excesso de informação. 

Como somos bombardeados pelas últimas novidades do que está acontecendo e ainda mais com as fake news, temos um medo excessivo e nossa saúde mental é profundamente afetada por isso.

Então, tire um momento do seu dia para se informar, mas procure fazer outras atividades também e evite ficar obsessivamente olhando as notificações do seu celular, principalmente durante o trabalho. 

Estabeleça uma rotina

A maioria das pessoas está trabalhando de casa e isso já ajuda a dar um norte para criar sua rotina. Se está na dúvida de como fazer isso, primeiro estabeleça um horário para acordar, levando em conta que, como não precisa se deslocar, pode dormir um pouco mais. 

Comece seu dia com um bom café da manhã e lembre-se de que trabalhar da cama ou de pijama não é produtivo. Então, vista-se com roupas confortáveis e crie um ambiente agradável para realizar suas atividades. É possível usar uns minutos para se dedicar a alguma atividade física, já que não pode ir à academia. Por isso, tente fazer alguns alongamentos ou yoga e, se tiver espaço, até alguns exercícios aeróbicos. Existem diversos aplicativos para te ajudar!

Não use o home office como desculpa para trabalhar mais do que o normal. Você precisa ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional nessa hora, principalmente pela sua saúde mental durante a quarentena. 

Terapia, sempre!

Durante esse período de isolamento, muitos psicólogos estão atendendo online. Essa é uma forma completamente segura de fazer sessões de terapia, sem o risco de contágio. Se você já faz, não deixe de realizar somente porque estamos nesse período. Caso não faça, agora é o momento mais importante para começar.

O acompanhamento psicológico é essencial em qualquer fase da vida, ainda mais agora. Os profissionais especializados podem ajudar você a passar por qualquer pânico e ansiedade, então não pense duas vezes!

Se aproxime das pessoas

Calma! Não é fisicamente, mas por meio das plataformas digitais. O isolamento social pode ser muito frustrante e a sensação de solidão pode aumentar e levar a uma depressão. Nessas horas, a tecnologia deve ser nossa principal aliada. 

Estreite laços com as pessoas queridas. Que tal ligar para os seus avós ou até mesmo fazer uma chamada de vídeo por Skype com aquela amiga que você não vê há um tempo e também está em quarentena? E, ainda, dá até para fazer aquela ligação em grupo com os primos. 

Use essa oportunidade como uma forma de estar mais conectado com as pessoas que você mais gosta. É uma ótima forma de passar o tempo!

Pratique a meditação

Meditar faz muito bem para a saúde mental e, o melhor de tudo, é de graça! Você pode fazer em qualquer lugar da sua casa, apenas sente ou deite em uma posição confortável, feche os olhos e não se prenda a nenhum dos pensamentos que passarem pela sua cabeça. 

A meditação diminui os níveis de ansiedade e estresse, além de ser muito benéfica para fortalecer o sistema imunológico. Se você nunca praticou antes, procure aplicativos que podem te ajudar, como Insight Timer ou Headspace que estão disponíveis para Android e iOS. Além disso, o Spotify tem podcasts e playlists com mais opções. 

Quando nossa mente está bem, nosso corpo também está!

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