Diabulimia: você já ouviu falar desse transtorno alimentar e psicológico?


A busca por um corpo “perfeito” sempre foi uma questão presente entre as mulheres, devido aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Com a pandemia e o fato de muita gente ter reduzido o ritmo de atividades físicas e aumentado a ingestão de alimentos durante o isolamento social, a perda de peso tornou-se um objetivo ainda maior para muitas mulheres, principalmente as mais jovens. 

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) observou um aumento no número de casos de diabulimia em 2020, um transtorno alimentar e psicológico relacionado à busca pelo emagrecimento por pessoas com diabetes, que passam a reduzir ou até mesmo interromper o consumo das suas doses diárias de insulina.

Se você ainda não conhece essa condição, continue a leitura desse texto. Vamos explicar quais são os principais sintomas da diabulimia e as consequências que esse distúrbio pode ocasionar à saúde. Confira. 

Conhecendo o problema e seus sinais

Diabulimia é um transtorno alimentar e psicológico que combina as complicações do diabetes tipo 1 com a bulimia nervosa. Ocorre quando o diabético quer perder peso e, para isso, reduz ou mesmo interrompe suas doses diárias de insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue. Complicações sérias podem surgir quando o paciente age dessa forma.

Saber se uma pessoa está sofrendo com a diabulimia não é simples, porque os sintomas não são identificados com facilidade. Características como perda de peso sem justificativa, sede excessiva, excesso de urina, preocupação com a imagem corporal, infecção urinária e alteração de humor são algumas das que se manifestam em quem apresenta diabulimia.

Devido ao menor consumo de insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue, sintomas como boca seca, sede, cansaço, dor de cabeça e sonolência também podem surgir.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a diabulimia pode ocorrer principalmente na pré-adolescência e adolescência e é mais comum entre as mulheres. 

Tratando a diabulimia

Se você desconfia que pode estar com diabulimia ou conhece alguém que apresenta alguns dos sintomas desse transtorno, procure por ajuda médica o quanto antes. 

Um psicólogo poderá confirmar o diagnóstico e ajudar o paciente com o tratamento adequado. Especialistas como nutricionista e endocrinologista também fazem parte do processo, que poderá envolver terapia, educação alimentar e medicamentos. 

Possíveis complicações

Só pelo fato de ser um transtorno alimentar, a diabulimia pode ocasionar uma série de danos à saúde. Afinal, devido à baixa quantidade de insulina, o organismo passa a ter dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, deixando o corpo desnutrido, situação capaz de gerar um estado de coma para o paciente. 

E por ser um problema que está diretamente relacionado a quem tem diabetes, outras complicações podem ocorrer. O aumento dos níveis de açúcar no sangue, por exemplo, podem causar dificuldades na cicatrização de feridas, facilitando que infecções aconteçam. 

Outras complicações mais sérias como perda progressiva da visão, inchaço nos olhos, perda da sensibilidade nos dedos dos pés e mãos, doenças renais, diarreia crônica, entre outras, podem afetar ao longo dos anos o paciente diabético que sofre com diabulimia.

Como você pode ver, a diabulimia é um problema sério que afeta, principalmente, mulheres jovens diabéticas que, por pressões estéticas, querem emagrecer para ter um corpo “mais bonito”. Se você conhecer alguma pessoa com possíveis sinais desse transtorno, ofereça ajuda e coloque-se à disposição para acompanhá-la a um especialista. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens