Dia Nacional e Mundial da Psoríase: diga não ao preconceito

O dia 29 de outubro é dedicado à conscientização da psoríase, doença inflamatória da pele que caracteriza-se por lesões na derme as quais surgem, normalmente, no couro cabeludo, joelho e cotovelo. De cor avermelhada e descamada, essa patologia não tem cura, mas há diversos tratamentos para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.

Infelizmente, quem tem essa enfermidade ainda sofre muito preconceito. Muitas pessoas evitam o contato com medo de ser uma doença contagiosa, o que não é verdade. A condição não é transmissível e o Dia Nacional e Mundial da Psoríase demonstra a importância de torná-la mais conhecida para acabar de vez com o preconceito.

Sintomas e tipos da psoríase

Entre os sintomas da psoríase estão: manchas vermelhas com escamas  esbranquiçadas e secas; pele ressecada,  rachada e com sangramento; coceira, queimação junto a dor; inchaço e rigidez nas articulações do corpo.

A psoríase possui diferentes tipos com sintomas característicos. Segundo o Ministério da Saúde são eles:

• Psoríase em placas ou vulgar: forma mais comum dessa enfermidade. Aparecem como lesões secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas;

• Psoríase ungueal: atinge as unhas das mãos e dos pés com feridas;

• Psoríase do couro cabeludo: lesões de cor avermelhada que surgem nessa região;

• Psoríase gutata: pequenas feridas em formas de gotas surgem no corpo, geralmente no tronco, braços, pernas e no couro cabeludo.

• Psoríase invertida: aparece nas áreas úmidas como axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor dos genitais. São erupções inflamadas e vermelhas;

• Psoríase pustulosa: esse tipo surge como manchas ou bolhas com pus, em todas as partes do corpo ou em áreas menores como mãos, pés ou dedos.

• Psoríase eritrodérmica: é o tipo menos comum. As manchas vermelhas podem coçar e arder com grande intensidade, geralmente são desencadeadas por queimaduras graves e infecções.

• Psoríase artropática: causa inflamação e descamação na derme junto a fortes dores nas articulações.

Tratamento

A psoríase possui tratamento, o qual depende da gravidade do quadro de cada paciente. Em situações leves, cabe hidratar a pele com produtos específicos prescritos pelo médico, além de medicamentos e controle na exposição ao sol para não intensificar o quadro, mas obtendo a vitamina D necessária ao organismo.

Com relação aos quadros moderados, são indicados a exposição à luz ultravioleta A ou B combinada com medicações via oral ou injetáveis.

A psoríase não tem cura, mas seu tratamento propicia melhor qualidade de vida aos portadores. A reincidência das manchas pode também ocorrer devido a questão emocional, quando a pessoa fica muito ansiosa ou estressada, o que faz a doença surgir novamente. Por isso, dependendo do quadro de saúde, o acompanhamento de um psicólogo e a prática de exercícios físicos podem ajudar.

Para combater o preconceito e medo das pessoas sobre a psoríase, a conscientização é extremamente necessária. Por isso, o Dia Nacional e Mundial da Psoríase possui esse papel e importância na sociedade.

Crédito da imagem: PAULandLARA