Mamografia: mitos e verdades sobre a realização do exame


Um dos exames essenciais que a mulher deve realizar todos os anos para verificar se está tudo bem com a sua saúde é a mamografia. O procedimento consiste em uma radiografia do tecido mamário, capaz de identificar qualquer tipo de lesão nas mamas em seu estágio inicial - aumentando as chances de cura e de tratamento para as enfermidades. Para o câncer de mama, por exemplo, casos identificados no início têm 98% de chances de cura.

Desde 2013, é comemorado no Brasil, em 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia, com a proposta de sensibilizar mulheres de todo o país sobre a importância da realização desse exame. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020 o número de mamografias realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) caiu entre janeiro e julho, somando 1,1 milhão somente em julho contra 2,1 milhões no mesmo período de 2018 e 2019.

Acredita-se que a queda seja por causa do distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19. Porém, alguns mitos sobre a realização do exame também influenciam na decisão de algumas mulheres por não realizá-lo.

Selecionamos alguns dos principais mitos e verdades sobre a realização da mamografia. Acompanhe.

1- Mulheres com menos de 40 anos não precisam fazer mamografia.

Verdade. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é indicada anualmente para mulheres acima de 40 anos como forma de rastreamento do câncer. Abaixo dos 40 anos é recomendada a realização somente se existir a suspeita de síndromes hereditárias ou se o médico achar necessário. O exame deve ser realizado a cada dois anos por mulheres que têm entre 50 e 69 anos. 

2- Dói para fazer mamografia.

Verdade. Mas, cada mulher reage à dor de forma diferente, conforme o seu nível de sensibilidade. No exame, é necessário comprimir a mama e, geralmente, a dor provocada por essa ação é suportável. Até porque a mamografia é um exame rápido.

Para evitar desconfortos, experimente tomar um analgésico antes do exame para aliviar a dor. Agende o seu procedimento para uma data após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. 

3- Mulheres com prótese de silicone não podem fazer mamografia.

Mito. Quem tem implante de silicone nos seios pode fazer mamografia sem nenhum problema. As próteses não interferem no procedimento e não causa nenhum tipo de risco para a paciente.

4- A radiação da mamografia faz mal para a saúde.

Mito. O risco associado à emissão de radiação é mínimo para a saúde da mulher, pois a quantidade utilizada de raios-X é muito pequena. O exame faz muito mais bem à saúde, devido à sua importância para a identificação de problemas nas mamas e doenças como o câncer do que qualquer tipo de adversidade.

5- É um exame caro e de difícil acesso.

Mito. A mamografia pode ser feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem tem convênio médico também pode ficar tranquila com relação a esse mito, pois o procedimento é coberto por todos os convênios e seguros de saúde. 

6- Mulheres que não têm nódulos nas mamas não precisam fazer mamografia.

Mito. Todas as mulheres que fazem parte do grupo com a faixa etária recomendada devem realizar. Durante o exame, pequenos nódulos com até 1 milímetro podem ser encontrados, três anos antes da mulher começar a senti-los. 

Lembre-se que tumores pequenos quando encontrados precocemente podem ser tratados, aumentando significativamente a chance de cura para o câncer de mama.

7- Mamografia pode ser feita se a mulher estiver menstruada.

Verdade. Não há nenhum empecilho que impede a mulher de realizar o exame se estiver menstruada. No entanto, médicos recomendam que o exame seja feito depois do período menstrual, quando as mamas estiverem menos sensíveis, evitando assim desconfortos maiores.

Realize a mamografia conforme orientação do seu médico e cuide da sua saúde. É um exame feito somente uma vez por ano, mas fundamental para que você tenha uma vida cheia de saúde!

Crédito da imagem: peakSTOCK - iStock

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens