Cuide da sua beleza e continue linda no verão


Você se cuidou durante o ano inteiro e se preparou para estar belíssima para aproveitar uns dias de folga e as férias de verão na piscina ou na praia. Só que os cuidados com a beleza não precisam de descanso, especialmente nos dias mais quentes do ano.

É justamente durante o calor que os cabelos e a pele sofrem mais, por causa da maior exposição ao sol e de fatores como o cloro da piscina e o sal da água do mar. “No verão, devido ao o suor, o calor e à umidade, o cabelo fica mais suscetível a problemas como seborreia e caspa. Além disso, quem gosta de praia deve tomar cuidado, pois a exposição solar excessiva e a água do mar podem causar estragos nos fios”, afirma a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Portanto, não é o momento de se descuidar, mesmo que por apenas uns dias. Selecionamos algumas dicas para te ajudar a cuidar da beleza da sua pele e dos seus cabelos em plena estação mais quente do ano. Confira:

Dê atenção os cabelos

Basta um dia de praia ou de piscina para que os cabelos deem sinais de desgaste. A exposição dos fios aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo. Notou que os fios estão mais claros do que de costume? Isso pode indicar que o sol prejudicou os seus cabelos.

“Muita gente não sabe, mas o fato do fio clarear não é algo positivo, significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz. Também é preciso tomar cuidado com a água do mar, pois devido ao seu alto teor de sal, faz o cabelo perder muita água. E quando o cabelo fica totalmente seco, você perde a umidade das fibras dos fios, fazendo com que o cabelo fique quebradiço”, explica a médica.

Para não prejudicar a beleza dos seus fios durante o verão, tome alguns cuidados:

  • Após o banho de mar, lave os cabelos com água doce ou água mineral

  • Utilize shampoos e condicionadores específicos para a estação.

  • Aposte em ativos nutritivos como a arginina (aminoácido que forma uma película ao redor dos fios para protegê-los) e a queratina (uma espécie de escudo contra as agressões externas), para enfrentar a exposição ao sol

  • Invista em um leave-in de qualidade, que ajuda a proteger a fibra capilar e a evitar que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho

  • Utilize protetor solar específico para os cabelos. Aplique sempre antes de se expor ao sol e reaplique a cada duas horas ou depois que tiver contato com a água.

Se de alguma forma os seus cabelos foram prejudicados por algum dos fatores mais comuns dos dias quentes, a hidratação é o melhor caminho para reverter o quadro. “Abuse de hidratações tanto no salão quanto em casa, utilize óleos capilares para uma nutrição mais profunda e invista em um shampoo antirresíduos. Ele removerá qualquer vestígio de sal e areia. O mais indicado é se consultar com um especialista, pois ele saberá quais os melhores produtos para o seu tipo de caso”, finaliza a Dra. Kédima.

Cuide da sua pele

Ficar muito tempo exposta ao sol, sem proteção, não é legal para a pele. Além de aumentar as chances de desenvolver um câncer de pele, outros problemas como envelhecimento precoce, ressecamentos e alergias podem surgir. Saiba como prevenir qualquer tipo de risco:

  • Evite exposição em excesso ao sol: o maior risco são as doenças como o câncer de pele e os problemas dermatológicos, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce entre outros. Evite os horários de pico, entre 10h e 16h. Na praia, prefira lugares com sombra ou cobertos.

  • Use filtro solar: item obrigatório para curtir o praia e a piscina com responsabilidade. Dermatologistas recomendam que o produto seja reaplicado ao longo do dia, para que a pele esteja sempre protegida. Utilize no rosto e nas áreas que ficam mais expostas. 

  • Mantenha-se hidratada: no verão, a pele pode ficar mais ressecada por causa dos raios do sol e perda de água pela transpiração. Beba bastante água e aposte em hidratantes a base de ureia e vitamina C. 

Dê atenção também às suas unhas

As unhas também precisam (e merecem) atenção. Para hidratá-las, utilize creme, sérum ou mesmo um óleo específico para a região. Passe o produto também nas cutículas e lembre-se de não retirá-las por completo. Essa proteção natural garante que suas unhas estarão sempre bonitas e saudáveis.

Na piscina, na praia ou em ambientes molhados, use chinelos ou sandálias. Evite calçados fechados. Pés sujos e úmidos colaboram para a formação de fungos e bactérias. Se for viajar, lembre-se de incluir na mala um kit de cuidados básicos com as unhas contendo o esmalte da cor que você estiver usando para retoque, lixa, algodão e removedor. 

Agora você já sabe como é possível continuar cuidando da sua beleza durante o verão e quais os produtos mais indicados para te ajudar.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

Veja Mais Postagens