bronzeado no verao

Como conquistar o tão sonhado bronzeado de forma saudável

Muitas pessoas aproveitam o verão para alcançar a cor perfeita. Mas, se não houver cuidado, o que era para ser uma pele corada e saudável torna-se um transtorno, com descamações e insolações. 

Para evitar esses efeitos e obter um bronzeado saudável, preparamos algumas dicas e cuidados necessários para que você obtenha o brilho do verão sem preocupações! 

Riscos do bronzeamento

Tomar um banho de sol pode até ser revigorante, principalmente por conta da produção de vitamina D. No entanto, o bronzeamento apresenta alguns riscos se você não tomar alguns cuidados. Alguns dos perigos associados ao bronzeamento incluem: 

  • Melanoma e outros tipos de câncer de pele;
  • Desidratação;
  • Insolações;
  • Queimadura;
  • Erupção e descamações;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Dano ocular;
  • Supressão do sistema imunológico.

A boa notícia é que, com a proteção certa, você pode passar mais  tempo ao sol com segurança. Confira as dicas que separamos para você curtir o verão de maneira saudável: 

Dicas para o bronzeado saudável e dos sonhos

O protetor solar é seu melhor amigo

Por mais que você esteja em busca de uma cor, o filtro solar nunca deve ser deixado de lado. Mesmo se você optar pelo óleo bronzeador, sempre escolha aqueles com pelo menos um FPS 30. Esse fator de proteção é suficiente para bloquear os raios UVA e UVB, mas ainda irá permitir que você fique com a pele bronzeada. 

Coma alimentos ricos em betacaroteno

Essa substância presente em alguns alimentos contribui para a produção de melanina e ajuda a conquistar o desejado bronzeado saudável. Comer cenoura, mamão, beterraba e folhas verdes escuras como couve, rúcula e agrião, pode te ajudar a se bronzear mais facilmente, sem queimar a pele.

Escolha o melhor horário

Entre as 10 e as 16 horas, a radiação UVB é mais forte, o que prejudica sua pele mais do que bronzeia. Durante esse horário, os raios solares causam mais danos e o risco de câncer de pele aumenta devido a essa exposição. O ideal é tomar banho de sol antes ou depois desse período para se proteger contra as queimaduras e ainda contar com um bronzeado saudável.

Não force os limites

A responsável pela pigmentação da nossa pele é a melanina e é importante saber que sua capacidade de produção é limitada, variando para cada pessoa. Geralmente, o tempo máximo para isso é de 2 a 3 horas diárias. Após esse período, a pele atinge um ponto de corte de bronzeamento quando fisicamente não pode produzir mais melanina, por isso nada de ficar o dia todo no sol.

Mude de posição

Para um bronzeado uniforme, o ideal é que você fique com as costas viradas por apenas 20 a 30 minutos. Depois, fique de frente e deite-se de bruços pela mesma quantidade de tempo. Após esse período, busque um pouco de sombra e volte depois. Isso garantirá um bronzeado saudável, reduz os riscos de uma queimadura ou, ainda pior, o câncer de pele.

Esfolie sua pele antes de sair ao sol

Uma boa ideia é esfoliar sua pele alguns dias antes de colocar o bronzeado em prática. Isso remove as células mortas da camada superior da pele, limpando as sujeiras e o óleo que obstrui os poros. Quanto menor o acúmulo, mais fresca fica sua pele. Isso faz com que você conquiste um bronzeado saudável com mais facilidade e ele dure por mais tempo. 

Não se esqueça…

  • Reaplique o protetor solar a cada 2 horas e depois de entrar na água;
  • Aplique-o também na parte superior dos pés, nas orelhas, na nuca e em outros lugares que você pode queimar facilmente;
  • Beba bastante água;
  • Use um chapéu e proteja os olhos usando óculos escuros.


Se você quer mais dicas de saúde e beleza, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem alguma sugestão ou gostaria de dicas sobre um assunto específico? Entre em contato com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!