Climatério e menopausa: você sabe a diferença?


Você já ouviu falar em menopausa, mas e climatério? A palavra pode soar estranha, mas existe e faz parte da vida feminina. As duas podem ser até confundidas pelos sintomas, mas são diferentes. 

A menopausa ocorre quando chega ao final o ciclo reprodutivo da mulher, a última menstruação. O climatério consiste em vários indícios que surgem antes e até depois da menopausa. 

Conheça mais sobre as duas situações e quais seus sinais.

Sintomas 

O climatério surge antes da menopausa, marcando a transição do período reprodutivo da mulher para o fim da menstruação, sendo também o resultado das variações hormonais que ocorrem no corpo feminino até a chegada da menopausa. 

Entre as indicações que demonstram sua presença estão:

  • Sudorese;

  • Episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco;

  • Palpitações;

  • Vertigem;

  • Cansaço.

Com relação à menopausa, as manifestações são diferentes, como:

  • Desregulação do ciclo menstrual;

  • Redução da libido junto a secura vaginal;

  • Mudanças constantes de humor;

  • Fadiga;

  • Irritabilidade;

  • Ansiedade;

  • Depressão.

Diagnóstico 

Quando a mulher passa a sentir qualquer um dos sintomas, é hora de marcar uma consulta com o médico, nesse caso o ginecologista ou endocrinologista dependendo da idade.

Para diagnosticar o climatério, são necessários alguns exames, como laboratoriais de sangue e de rotina como o papanicolau e ultrasom transvaginal. Com relação à menopausa, o diagnóstico só consegue ser confirmado após 12 meses que a paciente passe sem menstruar. 

Tratamento

Concluído o diagnóstico do climatério ou de menopausa, o tratamento é bem parecido. Na grande maioria dos casos para tratar, prevenir os sintomas e ter uma vida melhor, a prática da atividade física junto a uma boa alimentação é a chave para isso.

Para algumas mulheres, a reposição hormonal também é recomendada para a diminuição dos sinais. Mas, vale lembrar que nem todas as pacientes podem fazer a reposição, casos em que há câncer de mama na família impedem a realização desse tratamento, por isso é necessário a análise de cada quadro clínico.

Alguns especialistas ainda indicam, dependendo da situação, o uso de antidepressivos e ansiolíticos, para os sintomas que envolvem as oscilações de humor.

--

Se você sentir algum dos sintomas, seja do climatério ou da menopausa, procure um médico para realizar a avaliação. Eles podem ser amenizados com tratamento para que você tenha mais qualidade de vida.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

Veja Mais Postagens