7 dicas para variar o cardápio gastando menos

A pandemia do novo coronavírus está deixando muitas pessoas preocupadas não somente com a saúde, mas também com a economia. Agora é o momento de começar a pensar em como gastar menos com a alimentação, sem deixar de ser gostoso e saudável. 

Confira 7 dicas para poupar na hora de ir ao supermercado.

1. Faça uma lista de compras

Uma dica antes de ir ao mercado é juntar todas as pessoas da casa e juntos, montar uma lista de compras. Isso evita o “gasto por impulso” de itens que não são necessários. Monte seu cardápio semanal.

Montar cardápios das semanas oferece uma base para ser bastante assertivo ao criar sua relação de produtos.

2. Experimente outras marcas 

Troque os produtos de marcas conhecidas por outras que são mais baratas, mas que não deixam de ter qualidade. No final, você pode consumir os mesmos itens e gastar menos

3. Substitua a carne bovina

A carne bovina é um dos itens que mais pesa no orçamento das compras brasileiras. Por isso, quando estamos mais apertados, é uma boa ideia pensar em alternativas, trocando a carne por outros alimentos.

Os mais comuns na hora de fazer essa troca são ovos e o frango. Considere também outras variedades como a carne de porco e seus derivados, mas cuidado com embutidos e defumados, eles contém muito sódio!  Nas regiões próximas ao litoral, peixes e frutos do mar podem sair mais em conta do que a carne bovina. Pesquise!

4. Utilize alimentos da estação

Uma outra dica para gastar menos nas compras do mês é investir em frutas, legumes e verduras da estação. Eles apresentam preços mais baixos e são muito nutritivos. Veja algumas opções:

  • Janeiro e dezembro: batata;
  • Fevereiro, maio e junho: abacate e maçã;
  • Maio a agosto: aipim, batata doce e inhame;
  • Junho a outubro: brócolis
  • Setembro a novembro: laranja e mamão;
  • Outubro e novembro: abobrinha, beterraba e vagem;
  • Novembro e dezembro: manga, melancia e melão.

Aproveite as estações!

5. Diga não ao desperdício

Ficaram as sobras de legumes e verduras? Não jogue fora! Aproveite para fazer uma sopa, caldo, assado ou outras receitas que são saborosas e nutritivas. Além disso, existem técnicas para conservar e como reaquecer os alimentos para que durem por mais tempo. É uma forma de economizar e ser sustentável. Use a internet a seu favor, informações do tipo não faltam!

6. Evite pedir comida fora

Pedir comida pelos aplicativos de delivery não é a melhor ideia, ainda mais se você está precisando guardar algum dinheiro. O valor da comida mais a a taxa de entrega (que muitas vezes está embutida no preço) encarece a refeição.

Uma ideia é separar um tempo para cozinhar as refeições da semana e congelar, o que ajuda a salvar uma graninha durante o mês.

7. Pesquise os preços 

Antes de decidir onde comprar,  faça uma pesquisa pela internet qual mercado oferece o menor valor para sua lista de compras, já que os preços podem variar muito de um estabelecimento para outro. Fique atento também aos tabloides de ofertas semanais ou mensais. Dessa forma, você poupa um bom dinheiro e otimiza seu tempo. 

Com todas essas dicas, você consegue variar os pratos da semana e sem gastar demais! 

Se você quer mais dicas de saúde e beleza, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem alguma sugestão ou gostaria de dicas sobre um assunto específico? Entre em contato com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!