7 dicas matadoras para cuidar dos cabelos cacheados


Depois de muito tempo buscando fórmulas e maneiras para alisar os cabelos, a tendência agora é respeitar suas formas naturais, principalmente quando falamos dos encaracolados. Esse tipo de cabelo, porém, pede por cuidados especiais para atingir todo seu potencial de beleza. 

Quando bem tratadas, as espirais ganham forma e volume capazes de deixar qualquer mulher parecendo uma diva de cinema. Pensando nisso, trouxemos sete dicas super úteis para ajudar você a cuidar dos seus cachos da melhor maneira, confira!

1 - Conheça o seu tipo de cacho

O primeiro passo para conquistar os cabelos dos sonhos é aprender a cuidar muito bem deles. Mesmo porque, existem diversos tipos de cacheados e identificar o formato dos seus fios é fundamental. Veja:

  1. Liso;

  2. Ondulado;

    1. Levemente ondulado, raiz lisa e pouco volume;

    2. Ondas mais definidas;

    3. Mechas mais aneladas;

  3. Cacheado;

    1. Mais fino, com espirais abertas;

    2. Cacho bem definido e menor;

    3. Fios grossos, mais próximos do crespo;

  4. Crespo;

    1. Mais seco e próximo ao anterior;

    2. Possui formato de “Z” menos definido;

    3. Fios bem crespos, que torna cachos quase imperceptíveis.

2 - Cronograma capilar

Criar um cronograma é investir em uma rotina de cuidados com as madeixas, intercalando três tipos de tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Cada etapa traz uma solução diferente para os danos do dia a dia como: poluição, incidência de raios solares, cloro e uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas. 

Essa programação é indicada para todos os tipos de cabelo, não importa sua curvatura, porque os fios sofrem com fatores externos. Então crie o seu calendário e mantenha a saúde das suas mechas.

3 - Os produtos certos

O couro cabeludo possui glândulas sebáceas que produzem uma hidratação natural. Porém, elas não conseguem proteger toda a extensão dos fios cacheados por conta do formato em espiral, por isso, as cacheadas têm as pontas mais ressecadas. 

É esse ressecamento que os deixam menos bonitos e definidos. Além disso, a ausência de uma oleosidade natural causa quebra e muito frizz, mas utilizando produtos adequados é possível prover hidratação na medida certa.

Estudar o seu tipo de cabelo e quais produtos são os melhores para ele é a melhor forma de garantir mechas mais disciplinadas, com movimento e menos frizz. Procure itens que sejam low poo ou no poo

Low poo ou no poo

Traduzido como “pouco shampoo” ou “sem shampoo” são produtos indicados para as cacheadas. As técnicas consistem em utilizar itens com pouco ou nenhum sulfato, mas que limpam com a mesma eficiência, sem agredir. 

O low poo é indicado para aquelas que têm um nível de oleosidade muito alto e não conseguem livrar-se completamente da sujeira. Já no no poo, o shampoo com sulfatos é totalmente substituído por receitas caseiras. 

4 - Cuidados na hora de desembaraçar

Jamais penteie seus cachos quando estiverem secos, porque isso os deixa mais fracos e quebradiços. Apenas tornará seu cabelo mais armado e com uma aparência ainda mais ressecada. 

Não está com tempo para tomar banho e lavar? Então, use um spray (água + hidratante leave-in) para umidificar os fios e amasse-os de cima para baixo, ajudando os cachos a se formarem. 

Dê preferência para pentes de madeira que ajudam a remover os nós com muito mais facilidade, preservando o formato, além de ser gentil com o couro cabeludo. E, ainda, aumentam a circulação de sangue na região, melhorando a hidratação e reduzindo a queda.

5 - A hora de dormir

Quer garantir que seu cabelo fique lindo, mesmo depois da noite inteira virando de um lado para o outro na cama? A primeira coisa que deve ser feita é evitar prendê-lo de maneira muito apertada. Aposte em: coque abacaxi bem frouxo ou pequenos coquinhos. 

Segundo passo é prestar atenção na sua fronha, já que o algodão pode roubar toda a umidade natural dos fios e fazer com que suas espirais percam a definição. Invista em fronhas de cetim, que não absorve tão facilmente a oleosidade. 

6 - Truque nos dias de chuva

Naqueles dias mais úmidos, passe bastante creme de pentear, abusando mesmo, o que garante uma fixação maior dos fios nos cachos.

A finalização nesses momentos é peça-chave para diminuir o frizz que a umidade causa. Use um óleo vegetal nas pontinhas para barrar os efeitos negativos.

7 - Secar os cabelos do jeito certo

Se você está usando a toalha para secar seus cachos, pare agora mesmo! Para quem tem os cabelos enrolados, o mais recomendado é usar a toalha de papel ou, até mesmo, uma camisa de algodão, sem esfregar jamais, porque o atrito causa frizz e maltrata as madeixas.

Ao usar o secador, escolha sempre a ponta que se assemelha ao difusor. O ar quente é ideal para o comprimento dos fios e o jato frio é para a região mais próxima à raiz.

Aproveite essas dicas e cuide dos seus cachos! Tem alguma ideia fantástica que não citamos aqui? Conte para nós nos comentários.

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens