rotina de skincare perfeita

6 passos para uma rotina‌ ‌de‌ ‌skincare perfeita

A‌ ‌pele‌ ‌do rosto fica exposta a ‌uma série de danos ao longo do dia causados por agentes externos. Pela‌ ‌manhã,‌ ‌é‌ ‌necessário‌ ‌protegê-la‌ ‌da‌ ‌exposição‌ ‌ao‌ ‌sol,‌ ‌sujeira,‌ ‌poluição‌ ‌e‌ outros fatores ‌que‌ podem ‌levá-la‌ ‌ao‌ ‌envelhecimento‌ ‌precoce.‌ ‌Já‌ ‌a ‌noite,‌ ‌é‌ ‌necessário‌ recuperá-la ‌com‌ os processos de limpeza, ‌hidratação,‌ ‌nutrição‌ ‌e‌ ‌tratamento.‌ ‌

Por isso, para se manter bonita e saudável, é necessário apostar nos produtos certos. Hoje, apresentaremos a você ‌algumas‌ ‌dicas‌ ‌e‌ ‌passos‌ ‌necessários‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌chamada‌ ‌rotina‌ ‌de‌ ‌skincare,‌ ‌famosa‌ ‌entre‌ ‌as‌ ‌blogueiras, mas que pode ser mais acessível do que você imagina.‌

O que é rotina de skincare?

Como o próprio termo diz (skin em português é pele e care é cuidado), a rotina de skincare é o processo diário de cuidado com a pele que vai além da estética, mas é também um processo de saúde.

É sempre necessário levar em consideração que existem diferentes tipos de pele (normais, secas, oleosas, mistas, sensíveis, acneica, madura) e que cada uma exige produtos específicos para atender às suas necessidades. 

Porém, vale um alerta: antes de sair comprando um monte de produtos que podem prejudicar o seu rosto e o seu bolso, é fundamental contar com as orientações de um dermatologista para saber qual os itens mais indicados para o seu tipo de pele.

Como iniciar uma rotina de skincare?

Se você deseja ter uma pele perfeita com a rotina de skincare, saiba que existem alguns passos que você deve tomar. Cada um deles possui um objetivo diferente e auxilia de alguma forma a manter o seu rosto mais saudável.

Com os produtos certos, paciência e disciplina, você poderá ter o resultado que sempre quis e sem gastar muito. Confira abaixo as etapas que você deve seguir:

1. Procure um especialista

De maneira geral, a rotina de skincare pode ser realizada por qualquer pessoa. No entanto, é necessário consultar um dermatologista antes de começar qualquer tratamento.

Isso porque casos especiais como peles acneicas, com melasma, rosáceas ou manchas podem exigir procedimentos diferenciados.

2. Limpar

Diariamente nossa pele fica exposta a poeira, poluição, maquiagem e outros resíduos que, se não forem higienizados adequadamente, podem obstruir os poros e causar danos como cravos e espinhas. Por isso, o primeiro passo da rotina de skincare é a limpeza.

Se você não utilizar maquiagem diariamente, pode contar apenas com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. No entanto, se não sai de casa sem make, é necessário utilizar uma água micelar ou demaquilante para remover todos os resquícios. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é realizar a limpeza do rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo dessas impurezas. 

3. Tonificar

A próxima etapa envolve utilizar uma loção tônica para recuperar o pH da pele. Além disso, os tônicos também ajudam a remover o restante de sujeira e maquiagem que o sabonete não deu conta.

Esse processo não costuma ser obrigatório nas rotinas de skincare, apesar de possuir muitos benefícios. Cada tônico possui suas propriedades de acordo com o tipo de pele, como ação anti-idade, hidratante, controle da oleosidade, calmante ou até mesmo anti-inflamatória. O ideal é que ele seja utilizado à noite, após a lavagem, para intensificar a limpeza dos poros.

4. Esfoliar

Outro passo importante para a rotina de skincare é a esfoliação. Esse método consiste em remover as células mortas e impurezas, promovendo assim uma limpeza profunda e renovação da pele.

É necessário fazer a esfoliação de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do tipo de pele (mais oleosa). Já as peles mais secas podem realizar esse procedimento a cada 10 ou 15 dias.

Vale lembrar que peles delicadas devem tomar um cuidado especial com essa etapa porque podem acabar se tornando ainda mais sensíveis. Por isso, consulte sempre um dermatologista.

5. Hidratar

A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, até mesmo as oleosas. Há quem pense que por ter essa característica não é necessário hidratar. No entanto, isso é apenas um mito, afinal a hidratação tem relação com a reposição de água e não de óleo.

Por isso, além de beber muito líquido, é necessário ainda usar um creme ou sérum que o retenha. Assim, sua pele se mantém viçosa, firme, protegida e ainda evita o envelhecimento precoce, ressecamento e descamação.

Da mesma forma como nas outras etapas, o produto deve ser adequado para o seu tipo de pele. A hidratação deve ser feita sempre após a limpeza, ou seja, pela manhã e a noite.

6. Proteger

Por último, é necessário proteger a pele da exposição aos raios solares. Afinal, por mais que o sol seja benéfico para o humor e para a síntese de vitamina D, a radiação UV danifica e envelhece a derme.

Por isso, aposte em produtos com alta proteção contra os raios UVA, UVB e a luz visível, aquela emitida das lâmpadas fluorescentes e aparelhos eletrônicos como celular e computador.

O protetor solar deve ser passado logo após o hidratante na parte da manhã, mas vale lembrar que ele deve ser reaplicado ao longo do dia para manter sua eficácia.


Se você quer mais dicas de saúde e beleza, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem alguma sugestão ou gostaria de dicas sobre um assunto específico? Entre em contato com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!