6 benefícios do yoga para a saúde feminina


O yoga é um dos tipos de exercícios físicos recomendados para melhorar o equilíbrio do corpo, a postura, disposição, além de proporcionar outros benefícios à saúde feminina. 

Segundo pesquisa realizada pelo MD Anderson Cancer Center, o yoga pode auxiliar no tratamento do câncer em conjunto com a radioterapia e quimioterapia. Entre as mulheres que participaram do estudo, muitas disseram conseguir desenvolver atividades com menos cansaço do que anteriormente, e até passaram a dormir melhor.

E a recomendação da prática do yoga não é apenas para o tratamento do câncer. Nos Estados Unidos, na famosa Clínica Mayo, a atividade física é oferecida a pacientes de diversas doenças para dar amparo na recuperação.

Por isso, devido a tantas experiências positivas com esse exercício, reunimos quais são os benefícios do yoga para as mulheres e dicas para quem tem interesse em começar essa prática:

1 - Imunidade em alta

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou que o yoga pode dar apoio positivo na imunidade das pessoas. As posturas indicadas na hora de executar os exercícios geram forças nas células, o que faz a barreira da imunidade crescer, dessa forma nossa estrutura física ganha mais força e resistência às bactérias e vírus.

2 - Melhora no desempenho físico

Conforme o corpo vai se acostumando com a prática das posturas do yoga, obtém mais resistência, além de fazer com que os músculos ganhem mais força. Aliando esses dois benefícios, é possível alcançar um melhor desempenho físico e definição dos músculos 

3- Redução dos sintomas de TPM

Todo mês as mulheres acabam sentindo os sintomas da famosa tensão pré-menstrual (TPM) como as cólicas, dores de cabeça, inchaço, mistura de sentimentos, dores, entre outros. A realização do yoga pode auxiliar na diminuição desses fenômenos! 

A atividade estimula todas as áreas do corpo e, conforme a pessoa realiza as posturas indicadas, as tensões do sistema nervoso espalhadas em nossa estrutura física vão sendo trabalhadas. Dessa forma, articulações e músculos recebem estímulo, melhorando o controle da TPM. 

4 - Diminui o estresse

A concentração que o yoga exige, junto aos exercícios de respiração, ajudam na diminuição deste mal. Assim, ficamos mais relaxados e dispostos a praticar outras atividades.

5 - Melhora a qualidade de sono

A prática do yoga traz muita tranquilidade junto ao relaxamento do corpo, enquanto a pessoa executa as posturas. E essa sensação perdura até o momento de dormir,  influenciando positivamente na qualidade do sono. 

6 - Reforça a saúde da mente

O yoga auxilia a levar estímulos para o cérebro, fazendo com que a circulação sanguínea na região melhore e passe a funcionar com mais capacidade de memória, prevenindo doenças. 

Dicas para quem quer começar a praticar yoga

Atualmente existem diversos aplicativos para te auxiliar a efetuar os exercícios de yoga, além de canais no YouTube. Procure o que mais te agrada e dê início.

O yoga exige calma e atenção para a execução dos movimentos, por isso o ideal é escolher um lugar tranquilo. Em sua própria casa, escolha um dos cômodos que seja mais silencioso,  retire os sapatos e as meias antes de começar.

É preciso ainda tomar cuidado para não se machucar na execução dos movimentos. Caso você perceba dificuldade em executar sozinha, procure um professor para te ajudar!

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens