4 dicas essenciais para manter a saúde íntima em dia!


Tudo que é relacionado à saúde íntima feminina ainda é cercado de tabu. Muitas mulheres sofrem em silêncio por vergonha de falar sobre o assunto. Alguns fatores podem influenciar a saúde íntima, além das variações hormonais causadas pelo ciclo menstrual ou pela menopausa, um desses fatores é o inverno. A estação contribui para o desenvolvimento de microrganismos na região.

“Ao longo do outono e do inverno, sofremos com queda da imunidade, o que nos torna mais suscetíveis a infecções bacterianas, fúngicas e até virais”, afirma a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 

Para ajudar a evitar problemas nesse período, a especialista listou quatro cuidados que as mulheres devem tomar. Confira:

1 - Higienização é tudo

No inverno nos sujamos e suamos menos, porém a higiene íntima é sempre indispensável. A médica destaca que o ideal é limpar a área ao menos uma vez por dia para controlar a quantidade de fungos e bactérias causadores de corrimentos, coceiras e outras doenças do trato vaginal, como candidíase e vaginose. 

“Utilize sabonetes neutros, sem cor, sem perfume e ginecologicamente testados que vão manter o pH vaginal equilibrado. Também dê preferência aos sabonetes líquidos, que não ficam expostos a bactérias que podem estar presentes no ar. Mas, tome cuidado para não higienizar o local com muita frequência, pois o hábito, quando em excesso, pode causar o ressecamento. E não se esqueça de secar bem para prevenir o crescimento de fungos”, acrescenta.

2 - Hidrate-se sempre

É comum bebermos menos líquido durante a época de baixas temperaturas, porque sentimos menos sede. No entanto, a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, já que estimula a circulação e previne a infecção urinária. 

“Procure ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente para permanecer hidratada e saudável. Enquanto o clima frio não passa, uma boa dica é apostar nos chás que, além de hidratar, também ajudam a aquecer”, ensina a ginecologista.

3 - Aposte em calças mais soltas

As roupas de frio, normalmente, são mais grossas, e as calças mais abafadas. O problema é que podem prejudicar sua boa saúde íntima, já que favorecem o crescimento de fungos e bactérias, de acordo com a Dra. Ana.

“Evite usar calças muito apertadas com frequência e dê preferência aos tecidos mais leves e que permitem que o ar circule adequadamente. Se não for possível no decorrer do dia, uma boa solução é usar peças mais leves na hora de dormir. Por exemplo, pijamas largos de algodão são uma boa substituição para o moletom”, alerta a médica.

4 - Opte por calcinhas de algodão

A escolha da calcinha é essencial para garantir a sua saúde íntima, pois está em contato direto com o local. “Geralmente, opta-se pelos de tecidos sintéticos, já que tendem a ser mais baratos. Porém, esse tipo de material pode ser prejudicial para a genitália feminina, pois abafa a região, aumentando a transpiração e a umidade do local, o que, além de causar desconforto, favorece a proliferação de microrganismos responsáveis pelas infecções vaginais”, explica a Dra. Ana.

Escolha peças de algodão, tecido natural que permite que a área respire apropriadamente. Se notar algum tipo de alteração, consulte um ginecologista. Somente ele terá as ferramentas e conhecimento necessário para fazer um diagnóstico correto. 

--

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!

Confira mais

salto-de-desenvolvimento-como-identificar-se-o-bebe-esta-passando-por-um

Salto de desenvolvimento: como identificar se o bebê está passando por um?

Quer saber mais como identificar cada salto de desenvolvimento no seu pequeno? Confira algumas dicas que separamos nesse post!

dia-mundial-da-saude-bucal-4-dicas-para-cuidar-bem-do-seu-sorriso

Dia Mundial da Saúde Bucal: 4 dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Preparamos quatro dicas incríveis para que você fique em dia com o seu sorriso e possa mantê-lo sempre lindo e saudável. Confira em nosso blog de hoje!

5-produtos-de-beleza-mais-usados-pelas-mulheres

5 produtos de beleza mais usados pelas mulheres

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres e a beleza está sempre no dia a dia delas. Selecionamos 5 produtos que não podem faltar para uma mulher!

5-exercicios-para-idosos-praticarem-em-casa

5 exercícios para idosos praticarem em casa

Selecionamos 5 exercícios fáceis para idosos, que podem ser praticados em casa durante esse período de isolamento social! Confira as dicas no post de hoje.

dia-mundial-do-rim-por-que-sao-importantes-e-como-cuidar-deles

Dia Mundial do Rim: por que são importantes e como cuidar deles?

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Rim, por isso separamos algumas informações para ajudar você a mantar sua saúde em dia. Fique sabendo!

dia-internacional-da-sindrome-de-down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Você sabia que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma alteração genética que acontece devido a um erro na divisão celular do óvulo?

Veja Mais Postagens